DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1390

title: Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
authors: Lopes, Marilene Pereira da Cruz
advisors: Pereira, Isabel Maria Cabrita Reis Pires
keywords: Ensino da matemática
Ensino assistido por computador
Tecnologia da informação
Ensino básico 1º ciclo
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Desde a chegada dos primeiros computadores às universidades americanas, nos anos 40 do século passado, muito mudou, em termos da utilização das ferramentas informáticas no processo de ensino e aprendizagem. Hoje, em inúmeros países, essas ferramentas se impõem no contexto de escolas e salas de aula. Em Cabo Verde, entretanto, a sua utilização ainda se faz de forma tímida. Diante disso, e tendo em vista a utilização das ferramentas informáticas no ensino e aprendizagem da Matemática (disciplina marcada pelo insucesso nas escolas cabo-verdianas), realizou-se uma investigação com um grupo de alunos do 3º ano de uma escola do ensino básico privada na cidade da Praia, Cabo Verde. A referida investigação tem o propósito de analisar qual o contributo das ferramentas informáticas na motivação dos alunos para a aprendizagem da Geometria e no desenvolvimento de competência matemáticas, especificamente no campo geométrico. É, igualmente, objectivo deste estudo avaliar o desenvolvimento dos alunos envolvidos a nível de competências de utilização das ferramentas informáticas e a sua relação de trabalho com os colegas. O impacto desta experiência no trabalho do professor não fica, igualmente, de fora do interesse deste trabalho investigativo. Na prossecução desses objectivos realizou-se um estudo de caso, essencialmente qualitativo, com aproximações a investigação-acção, algo que foi possível com o recurso a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, com destaque para a inquirição, a observação e a análise documental suportadas por questionários, entrevistas, diário de bordo, fotografias, além dos trabalhos dos alunos envolvidos. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível notar bastante motivação dos alunos e plena disponibilidade para a realização das actividades, para além do tempo previsto que redundou no desenvolvimento de competências tecnológicas e geométricas. O recurso a ferramentas informáticas incentivou, ainda, o trabalho colaborativo e teve reflexo, inclusive, a nível do desempenho do professor. ABSTRACT: Since the first computers appeared last century in U.S. Universities, in the 40’s, a lot has changed in terms of the use of computer tools in schools and in the process of teaching and learning. Nowadays such tools are a must in classrooms all over the world. In Cape Verde, however, the scenario is different and the use of theses tools is done in a timid way. Confronted with this reality and aiming at using computer tools in the teaching and learning of math, a largely unsuccessful subject in Capeverdean schools, a research was conducted with a group of 3rd grade students in Praia, Cape Verde. The research’s goal is to analyse how computer tools can contribute for the students’ motivation in learning geometry, especially concerning the construction of polygons. Another goal of this study is to evaluate the development of the students’ abilities in working with computer tools as well as their work relationship with their schoolmates. The impact of this experience on the teachers’ work is also important for the research. To attain these goals the research undertook a qualitative nature marked by descriptive and interpretative characteristics. This was possible through the use of different resources for collecting data, such as questionnaires, interviews, observation, photography, besides taking the students’ work into consideration. During the research process we were able to notice a great motivation among the students, who were always available to do the activities past the time set for them. This leads us to believe that, in this case, the teaching process through the use of computers is a factor of motivation for the learning by the students, encouraging them to work in groups, developed the students’ abilities in working with computer, having at the same time an impact on the teacher’s performance as well.
description: Mestrado em Didáctica Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1390
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009001358.pdf2.57 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2