DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 A abordagem de conteúdos programáticos na disciplina e inglês através da internet: estudo de caso
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1388

title: A abordagem de conteúdos programáticos na disciplina e inglês através da internet: estudo de caso
authors: Rodrigues, Carla Susana Domingues Esteves Pinho
advisors: Marques, Luís Manuel Ferreira
Oliveira, Lia Raquel Moreira
keywords: Ensino multimedia
Inovação educativa
Ensino de uma segunda língua
Língua inglesa
Internet
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Tomando como ponto de partida uma reflexão inicial sobre a utilização das TIC em contexto educativo e sobre as razões mais frequentes para justificar o seu fraco uso, pretende-se defender a ideia de que a sua efectiva inserção no trabalho escolar é fundamentalmente uma questão pedagógica e que pode ser melhorada através da mudança de atitude dos professores relativamente à utilização da Internet na abordagem de conteúdos programáticos na disciplina de Inglês. Uma questão que passa sobretudo pela sensibilização dos professores de forma a usufruírem destas novas ferramentas de aprendizagem, fazendo delas uma autêntica mais valia na prossecução dos objectivos perseguidos pelos alunos, ou seja, o sucesso escolar. Para isso, optámos por focalizar a nossa investigação num estudo de caso a decorrer na escola onde leccionamos, através de um questionário realizado a 23 professores de Inglês do ensino secundário e pela observação directa dos alunos. Os resultados parecem indicar que os professores consideram as TIC vantajosas para o ensino do Inglês mas pouco as utilizam com os alunos. Frequentam bastantes acções de formação nesta área, mas de âmbito generalista. Poucos têm formação na utilização das TIC na aula de Inglês. Sugere-se, por isso, a realização de acções de formação que permitam aos professores planificar as suas actividades pedagógicas com recurso à Internet.

Building on a discussion on the use of ICT in educational contexts and the most frequent reasons to justify its low use, it is intended to defend the idea that their effective integration into the school work is fundamentally a pedagogical issue that can be improved by the change in teachers’ attitudes on the use of the Internet in addressing programmatic contents in the English subject. It is an issuethat asks for the teachers’ awareness in order to enjoy these new learning tools, making them a more authentic value in pursuing the students’ aims, namely their success. For this, we have decided to focus our investigation in a case study taking place in our school, conducted through a questionnaire to 23 secondary education teachers of English, and the direct observation of students. The results suggest that teachers consider ICT advantageous to teach English but they do not use them regularly with students. They attend numerous training courses in this area, but in a general context. Few have been trained in the use of ICT in English lessons. It is suggested, therefore, the offer of teacher education programmes to enable teachers to plan their educational activities using the Internet.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1388
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009001227.pdf1.52 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2