Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13869
Title: Narrativa colaborativa no filme publicitário: perspetiva de alunos utilizadores da plataforma SAPO Campus
Author: Soares, Diana Jorge Reis
Advisor: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Santos, Carlos Manuel das Neves
Keywords: Comunicação multimédia
Estratégias de comunicação
Narrativa cinematográfica
Vídeos digitais
Filmes publicitários
Web social
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo, enraizado numa abordagem de pesquisa qualitativa, apresenta um projeto de co-autoria que consiste na conceção e desenvolvimento de uma estratégia de comunicação em suporte vídeo com o objetivo de divulgar e promover a utilização da plataforma SAPO Campus em contextos educativos. Este trabalho estabelece duas questões como orientadoras de toda a investigação: “Quais os conceitos mais atrativos da plataforma SAPO Campus que deverão ser comunicados num vídeo promocional da plataforma?” e “Qual a importância da aplicação da técnica de focus group junto de um público-alvo na conceção colaborativa de narrativas audiovisuais?”. Neste sentido, desenvolveu-se um esquema de produção para a criação do filme publicitário, privilegiando uma abordagem colaborativa onde a construção da narrativa fílmica é desenvolvida em parceria com os próprios utilizadores da plataforma – alunos – procurando entender qual o nível de notoriedade e de reconhecimento que a plataforma SAPO Campus tem junto da comunidade estudantil. Deste modo, utilizou-se a metodologia de focus group como técnica de recolha de dados – procedeu-se à aplicação de duas sessões grupais com o objetivo de selecionar os conceitos mais valorizados na plataforma de modo a transportá-los para a criação da linha fílmica. A co-construção narrativa traduziu-se na produção de um filme publicitário que quebrou a tradicional forma de construção narrativa através da implementação de um modelo teórico – “detour narrative” – que permitiu criar uma experiência narrativa colaborativa onde os utilizadores desempenharam um papel ativo e original através da própria interpretação que faziam sobre as histórias criadas. Nas primeiras intervenções grupais, realizadas pelas coautoras do projeto de investigação, identificaram-se as principais características presentes na plataforma SAPO Campus – conhecimento, partilha, privacidade, diversão, proximidade e comunidade – dando resposta deste modo à primeira questão de investigação. Numa segunda fase grupal estabeleceu-se a representação de um paralelismo entre situações que ocorrem no mundo real com o que a plataforma tem para oferecer aos seus utilizadores. Foram igualmente definidas as narrativas e as diretrizes a adotar na produção do vídeo promocional do SAPO Campus junto do público-alvo da plataforma. Com vista a responder à segunda questão de investigação percebeu-se que a técnica metodológica adotada – focus group – não se revelou suficiente para responder às interrogações na criação de uma narrativa audiovisual publicitária, sendo que o papel atribuído aos colaboradores do projeto se revelou secundário. Todos os aspetos realçados pelos participantes – alunos – não se relacionaram com a criação e definição de uma narrativa conjunta, havendo muitas inibições quanto ao tema e pouca objetividade nas ideias discutidas.
The present study, inserted in a qualitative research, presents a co-authored project consisting in the design and development of a communication strategy for video support in order to disseminate and promote the use of SAPO Campus platform in educational contexts. This thesis establishes two questions as guidelines for all the research, "Which are the most attractive concepts of SAPO Campus platform that must be reported in a promotional video platform" and "What is the importance of applying the technique of focus group from a public- target in the collaborative design of audiovisual narratives?”. Accordingly, it was developed a production scheme for the creation of the advertising film, emphasizing a collaborative approach where the construction of filmic narrative is developed in partnership with the own platform users - students - trying to understand what level of notoriety and recognition the SAPO Campus platform has with the student community. Thus, we used a focus group methodology as a technique for data collection - proceeded to the application of two group sessions with the aim of selecting the most valued concepts in the platform in order to transport them to the creation of the filmic line. The narrative co-construction resulted in the production of a commercial movie that broke the traditional form of narrative construction through the implementation of a theoretical model - "detour narrative" - that has created a collaborative narrative experience where the users played an active role and through its own unique interpretation of the stories that were created. In the first group interventions, carried out by co-authors of the research project, we identified the main features present in the SAPO Campus platform - knowledge sharing, privacy, fun, closeness and community - thereby responding to the first research question. In a second group phase it was established the representation of a parallelism between situations that occur in the real world with what the platform has to offer to its users. The narratives were also defined and guidelines to be adopted in the production of promotional video of the SAPO Campus with the target audience of the platform. In order to answer the second research question, it was noticed that the methodology adopted technique - focus group - has not proved sufficient to answer questions on creating an advertising audiovisual narrative, and the role assigned to the project collaborators became secondary. All aspects highlighted by the participants - students - were not related to the creation and definition of a joint narrative, existing many inhibitions about the theme and little objectiveness of the discussed ideas.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/13869
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
narrativa colaborativa no filme publicit+írio.pdf9.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.