DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 O papel da supervisão ao nível do ensino clínico : de cotovia a mocho na enfermagem
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1384

title: O papel da supervisão ao nível do ensino clínico : de cotovia a mocho na enfermagem
authors: Cordeiro, Rui Manuel dos Santos Serafim
advisors: Silva, Carlos Fernandes da
keywords: Ensino da enfermagem
Educação para a saúde
Ritmos biológicos
Ciclo do sono
Cronobiologia
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho propõe-se estudar o impacte que o ensino da cronobiologia aplicada na supervisão tem nos estudantes da formação graduada em enfermagem. No decurso do estudo foram também exploradas as características da supervisão clínica de enfermagem em Ensino Clínico. A amostra de conveniência é composta por 38 estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os instrumentos utilizados foram questionário das características do trabalho, questionário do sistema de turnos, questionário da satisfação do trabalho, questionário do sono, questionário da saúde física, questionário de saúde geral, questionário de ansiedade cognitivo-somática, estudo social e doméstico, inventário de personalidade de Eysenck, questionário de coping com o trabalho por turnos, questionário de Horne e Ostberg, questionário de fadiga crónica, escala de alerta/sonolência, questionário da supervisão do Ensino Clínico, questionário da Supervisão dia-a-dia e auto-avaliação por objectivos. Este estudo assume-se como prospectivo, quantitativo e qualitativo, descritivo e exploratório. Procurámos avaliar a influência de uma técnica de relaxamento no coping e o bem-estar de estudantes de enfermagem, conhecer as características da supervisão clínica usufruída em Ensino Clínico pelos participantes. Salientamos a avaliação positiva da influência da maioria dos tutores na formação destes estudantes. O estudo sensibiliza para a importância das estratégias de coping em futuros trabalhadores por turnos e realça a importância de monitorização do modelo tutorial de supervisão de estudantes em Ensino Clínico e da necessidade do seu aperfeiçoamento.

This study aims to study the effect of the chronobiology used by supervision on nursing students. The different features of the clinical supervision within the Nursing Coaching were also explored. The converging sample is composed by 38 students who were ending their graduations in Nursing. The tools used were inquiries on the characteristics of work, inquiries on the shiftwork system, inquiries on the working welfare, inquiries about sleep, physical heath, inquiries on general health, inquiries on somatic cognitive anxiety, a social and individual study, the Eysenck inventory on personality, inquiries on coping with shiftworking, the Horne and Ostberg inquiry, the chronic fatigue inquiry, the alert/sleepiness scale, inquiries on the Clinical Supervision, the inquiries about daily Clinical Supervision and aim-based evaluation. This study is assumed as a prospective, quantitative, qualitative, descriptive and exploratory one. We tried to assess the influence of a relaxation technique in coping and on the nursing students welfare as well as the characteristics of the clinical supervision received by the participants during their Clinical Coaching. We point out the positive outcomes in the way most tutors influenced those students. This study shows the importance of coping strategies in the ongoing shiftworkers and emphasises the importance of monitoring the tutorial model in supervising students during their Clinical Coaching and the need for its improvement.
description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/1384
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009001198.pdf3.71 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2