DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1379

title: b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço
authors: Pires, Maria Eva Alves Pereira
advisors: Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barrosos Santa-Clara
keywords: Ensino multimédia
B-learning
Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Ensino básico 3º ciclo
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo – b-learning na aprendizagem da Língua Portuguesa – extensão da sala de aula ao ciberespaço – integra-se num trabalho de investigação do Mestrado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro. Refere-se à análise das potencialidades da implementação de um modelo de b-learning, que assenta essencialmente, na construção do eportefólio do aluno. O estudo decorreu ao longo do ano lectivo de 2007/08 no contexto da disciplina de Língua Portuguesa, com uma turma do 9.º ano de escolaridade. Na primeira parte, é feita a caracterização da Sociedade dos Fluxos, no sentido de se compreender a sua dinâmica, os desafios e as possibilidades que coloca à instituição escolar. Na segunda parte, apresentamos a peça de software que serve de suporte à criação do e-portefólio do aluno na disciplina de Língua Portuguesa e o modo como esta actividade se desenvolveu ao longo do ano lectivo, de forma a auxiliar a abordagem dos conteúdos e o desenvolvimento de competências. Na terceira parte, são apresentadas as opções metodológicas seguidas no âmbito desta investigação de natureza predominantemente qualitativa. Além do objecto de investigação e das questões orientadoras, são especificados os instrumentos de recolha de dados e a sua finalidade. Na quarta parte, é descrito o contexto de implementação do projecto, com a caracterização da escola e dos intervenientes no estudo. Na quinta parte, são apresentados e analisados os dados obtidos a partir dos instrumentos de recolha definidos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a construção do e-portefólio pelo aluno contribuiu para que este demonstrasse um maior interesse e motivação para a realização das actividades da disciplina, permitiu a reflexão acerca do seu percurso de aprendizagem, facilitou o aperfeiçoamento das suas produções e contribuiu para o seu progresso na aprendizagem. ABSTRACT: “B-learning in Portuguese Language Learning – from classroom to Cyberspace” is an essay which is part of an investigation work of the Master’s Degree in Multimedia in Education provided by the University of Aveiro. This work considers the implement of a b-learning model and its potential factors which are mainly supported on the student’s e-portefolio construction. This essay was made in a teaching and learning context, in Portuguese subject lessons, during the school year 2007/2008 with a 9th grade class. In the first part of this essay, we describe the so-called flux society, in order to understand the dynamic, the challenge and the possibilities that school faces nowadays. In the second part, we introduce a software application which is used to build up the student´s e-portefolio to Portuguese subject. Moreover, we will be able to comprehend the way this software and student’s e-portefolio worked out along the school year and how that was relevant to assist the content achievement and skills development. In the third part, the methodology used in this research is presented, as well as the study object, the guiding questions, the queries, the surveys and their purposes. You can identify the project context, that is, the school environment and the subjects that made part of this study. This is the reason of the fourth part. The assessment and query instruments will provided sufficient data which will be presented and analyzed in the fifth part. As far as the results are concerned, we can conclude that the building up of a student’s e-portefolio has helped the student himself to gain higher awareness and motivation to perform the class task. We can also state that is has set a new kind of personal self-thinking about the learning course and it has certainly eased the process and the quality of the student’s contribution to succeed in better learning.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1379
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009001008.pdf3.05 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2