Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13714
Title: | Integração da ciência pela escrita narrativa ao estilo de Júlio Verne |
Author: | Machado, Maria do Carmo de Oliveira |
Advisor: | Bonifácio, Vítor Hugo da Rosa |
Keywords: | Ensino das ciências Ensino secundário Literacia científica Estratégias de ensino Motivação dos alunos Compreensão da leitura |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este estudo pretendeu verificar em que medida a escrita de um texto narrativo
inspirado em Júlio Verne, estimula os alunos a aplicarem conhecimentos científicos de Física. Para isso, propôs-se uma estratégia de ensino, que tem subjacente a perspetiva de ensino por pesquisa na resolução de problemas e na interligação da ciência tecnologia e sociedade (CTS). A proposta de atividade assenta numa viagem interplanetária, num projeto de estreita articulação entre a área científica e linguística, em particular entre a disciplina de Física e Química e de Português, mobilizando-se a capacidade dos alunos para convocar e explicar conhecimentos recorrendo à sua literacia. A estratégia foi planificada com base no modelo dos 5E’s, tendo-se verificado qual a influência desta atividade na motivação e aprendizagem dos alunos. Para se atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia de caráter qualitativo com orientação interpretativa, adotando como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram neste estudo vinte e seis alunos de uma turma de 10º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Aveiro. Como instrumento de recolha de dados foram utilizados a observação naturalista, inquérito e documentos escritos. Os resultados obtidos revelam que os alunos gostam deste tipo de estratégias, gostaram de trabalhar em grupo e que projetos desta índole os motivam para as disciplinas envolvidas. Por outro lado, a análise do conteúdo dos textos desenvolvidos pelos alunos, permite perceber que há dificuldade na mobilização e integração de conhecimentos, demonstrando que a linguagem científica deve ser uma das competências que os professores necessitam desenvolver nos alunos de ciências. This study aims to verify in what way writing a Julio Verne inspired narrative stimulates the students to apply knowledge of the scientific area of Physics. To do so a learning strategy in the perspective of problem solving by research and within the science technology and society framework was implemented. The activity, involving language and science skills, particularly physics, chemistry and portuguese, was centered on an interplanetary expedition in order to attest the student’s ability to engage previous knowledge and explain concepts using their literacy expertise. The project was planned using the 5E’s strategy, and its influence on the students’ engagement and learning was observed. To achieve these proposes a qualitative methodology with interpretative character was used, surveying the researcher practice as strategy. Twenty six 10th degree students of an Aveiro city school participated in the study. The data was collected by naturalistic observation, inquiry and other written documents. The results reveal that the students enjoyed this type of strategies, liked the working in groups and felt more motivated for the disciplines. On the other hand, analysis of the produced text allowed the researcher to identify learning deficits, namely in the knowledge mobilization and integration demonstrating that scientific language skills need to be improved on science students by their teachers. |
Description: | Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13714 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Integração da ciencia pela escrita narrativa ao estilo de Júlio Verne.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.