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 O exercício da supervisão em estruturas de gestão intermédia : o coordenador de ciclo e o director de turma
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1368

title: O exercício da supervisão em estruturas de gestão intermédia : o coordenador de ciclo e o director de turma
authors: Pinheiro, Fernanda Paula Fernandes dos Reis
advisors: Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
keywords: Supervisão
Administração escolar
Coordenação da educação
Directores de turma
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: No actual sistema de ensino português os cargos de gestão intermédia, nomeadamente o de Coordenador de Ciclo e de Director de Turma, assumem um papel decisivo na estrutura e na orgânica de Escola e, por conseguinte, nos processos de ensino e aprendizagem. Com efeito, este estudo situa-se na interface de duas linhas de análise: averiguar a consonância das práticas do quotidiano escolar destas duas figuras com a legislação em vigor e se aos cargos de Coordenador de Ciclo e de Director de Turma está inerente o exercício supervisivo. O estudo empírico que alicerçou esta dissertação foi realizado no ano lectivo de 2004/2005 e focalizou-se em duas Escolas do distrito de Coimbra. Os participantes foram os dois Presidentes dos Conselhos Executivos e Pedagógicos das Escolas, os três Coordenadores de Ciclos, quarenta e quatro Directores de Turma e o Director do Centro de Formação de Associação de Escolas local. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito por questionário e entrevista e análise documental. Para tratamento dos dados recorreu-se à análise estatística e à análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, no actual contexto educativo, os professores que exercem os cargos de Coordenador de Ciclo e de Director de Turma assumem um papel fulcral na estrutura, na orgânica e na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Saliente-se, no entanto, que são muitos os factores que condicionam o desempenho destes docentes e que a Supervisão, entendida segundo os pressupostos teóricos actuais, pode permitir ultrapassar muitos dos condicionalismos existentes, promovendo, ainda, um acréscimo de auto-implicação que poderá facilitar a apropriação de mudanças conceptuais e de alterações efectivas nas práticas. Emerge, também, do estudo a necessidade de reestruturar o actual sistema de Formação Continua associado à mera obtenção de créditos para progressão na carreira e, por conseguinte o de avaliação de desempenho docente de forma a potenciar e valorizar positivamente a auto-implicação dos professores. Todavia, enquanto tal não se concretizar é necessário continuar a privilegiar a Formação centralizada na Escola, pois possibilita uma resposta contextualizada, adequada e em tempo útil às necessidades desta organização que se pretende inteligente e apreendente. ABSTRACT: In the Portuguese Education System the middle management positions, such as the director of cycle and the class mentor, play an important role in the school organization and, therefore in the teaching and learning process. The intention of this study is, on the one hand, to analyse the articulation between practices of the teachers holding those positions and the existent legislation and, on the other hand, to examine whether or not these teachers assume a role of supervision The empirical study was carried out in the school year of 2004-2005 and focused on two schools of Coimbra region; it involved two Headmasters, three directors of cycle, forty-four class mentors and the Head of the training centre of the local School Association. Data were collected through questionnaire, interview and documental analysis and analysed using statistical and content analysis. The results reveal that the teachers in the positions of director of cycle and class mentor have a crucial role in the structure and in the quality achieved of the teaching and learning process. Nevertheless, there are several constrains in the way these teachers act. Supervision viewed in the current theoretical framework, may lead to the overcome of many of the existing constrains, promoting teachers’ self-engagement, enhancing both the achievement of conceptual changes and the changes of their school practices. The study also discloses that in-service teacher training should be reevaluated; it should be based on the assessment of teachers’ performance, valuing their self-engagement, rather than established on the acquisition of credits to get a career promotion. In the meantime, it is very convenient to go ahead with teacher education based on school, because it provides the education system with concrete and contextual contributions.
description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/1368
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
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