Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13605
Title: Vídeos virais: identificação e análise de caraterísticas dominantes
Author: Pereira, Sandrina Costa
Advisor: Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de
Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Keywords: Comunicação multimédia
Vídeos
Multimédia interactiva
Infografia
Taxonomia
Comunidades virtuais
Redes sociais
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação surge no âmbito da dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia na Universidade de Aveiro. Este estudo tem como principal objetivo identificar as caraterísticas fundamentais associadas aos vídeos virais, não profissionais, de maior popularidade. Outros objetivos específicos, conducentes ao propósito geral, incluem a criação de uma tabela de taxonomia de classificação de vídeos virais e a elaboração de uma infografia como instrumento de apoio à visualização da informação catalogada. Neste contexto, este trabalho baseia-se nos dados obtidos pela análise de 50 vídeos virais de sucesso produzidos, por criadores amadores e semiprofissionais, no período entre 2011 e 2013. Com esse objetivo em vista, selecionaram-se métricas de análise que orientaram a tarefa de recolha da informação e a construção de uma tabela de taxonomia. Desta forma, registaram-se dados fundamentais relativos aos processos de pré-produção, produção e pós-produção, conduzindo à identificação de quais os elementos que tornam estes vídeos virais populares junto ao público-alvo. Como conclusão dos resultados obtidos, realizou-se uma infografia que sintetiza todos os dados analisados com o intuito de servir de suporte a quem pretenda realizar vídeos virais com elevada probabilidade de sucesso. As principais conclusões apresentadas são relativas à duração média dos vídeos virais com 2 minutos e 53 segundos, tendo a maioria destes vídeos sido financiados pelo próprio produtor. Os conteúdos abordados por estes vídeos focam-se em eventos atuais e factos reais. As mensagens contidas nos vídeos são transmitidas com clareza, simplicidade e objetividade. Relativamente à categoria do conteúdo mais utilizada, esta é a da comédia, sendo o protagonista que mais se destaca a criança. Ao nível da promoção e da divulgação efetuadas pelo produtor, a maior parte dos produtores utilizaram elementos visuais adicionais, sendo o uso do banner o mais destacado, nomeadamente para mencionarem os seus sites oficiais, bem como apelarem à subscrição dos seus canais com o intuito de difundir os seus trabalhos. Acresce que a infografia evidencia o facto da maioria dos produtores utilizarem efeitos especiais e elementos sonoros.
This research was done in the context of the Master thesis in Multimedia Communication at the University of Aveiro. The study’s main aim was to identify key features associated with non-professional viral videos which resulted in their greater popularity. Other specific goals, leading to the overall objective, relates to the creation of a taxonomy for the classification of viral videos and the development of an infographic as a tool to support visualization of the data obtained by the classification of the developed matrix table. In this context, this research is based on data obtained by 50 successful viral videos produced by amateurs and semi-professionals between the years 2011 and 2013. It was necessary to select statistical metrics data as the basis for extracting relevant information to complete a taxonomy table. The usefulness of this table is its ability to draw up and register all of the information contained in the pre-production, production and post-production processes leading to the information of the main elements making these viral videos so popular to the public. As a conclusion, the results are carried out as an infographic that summarizes all data analyzed in order to provide support for those who wish to produce their own viral videos with a high probability of success. The main conclusions are presented regarding the average duration of viral videos with 2 minutes and 53 second, and the majority of these videos were produced by the producer himself. The content covered by these videos focus on current events and real facts. The messages contained in the videos are transmitted with clarity, simplicity and objectivity. In what relates to the category of the most used content comedy is the main genre and the protagonists that stood out were children. In terms of promotion and dissemination made by the producer, most producers used additional visual elements and mentioned their official web sites and appeal to the subscription of their channels to disseminate their work. Moreover, the infographic emphasize the fact of the most producers use special effects and audio elements in their videos.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/13605
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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