DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 O ensino e a aprendizagem do tema Terra no espaço : na busca da construção de um projecto interdisciplinar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1358

title: O ensino e a aprendizagem do tema Terra no espaço : na busca da construção de um projecto interdisciplinar
authors: Santos, Olga Cristina Bastos
advisors: Santos, Lucília Maria Pesooa Tavares
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
keywords: Ensino da física e da química
Terra (Planeta)
Alunos do básico 3º ciclo
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta dissertação de Mestrado centra-se na preparação, aplicação e avaliação de um projecto interdisciplinar no âmbito da Área Curricular Ciências Físicas e Naturais do 3.º ciclo do Ensino Básico. Tem como objectivo estudar formas de superar as dificuldades, já diagnosticadas, que os professores sentem aquando a implementação de práticas interdisciplinares. Deste modo o trabalho desenvolveu-se em duas etapas: contacto com a escola, preparação e negociação com os professores das estratégias a dinamizar, aplicação no terreno das actividades previamente planeadas e avaliação do trabalho efectuado. O projecto envolveu uma turma do 7.º ano de escolaridade e quatro professores. O estudo é de natureza qualitativa, isto porque há uma preocupação de compreender uma dada situaçao real e não de generalizar resultados. A recolha de dados fez-se por observação naturalista, por snapshops, por questionário aos professores e aos alunos e pelas actas das reuniões. O tratamento de dados foi feito com recurso à análise de conteúdo. O objectivo do projecto foi atingido pois o cruzamento dos resultados evidenciam as potencialidades do desenvolvimento de um projecto interdisciplinar quer ao nível dos professores, quer ao nível dos alunos. Apesar da turma envolvida apresentar alunos pouco motivados e com dificuldades cognitivas, o desenvolvimento do projecto contribuiu para o envolvimento dos alunos assim como para o desenvolvimento de algumas competências, em particular ao nível das competências transversais. A importância do estudo traduz-se no contributo que pode dar, quer ao nível da investigação educacional, quer da formação inicial e contínua de professores em particular por apresentar actividades que podem servir de inspiração para o desenvolvimento de novos projectos desta natureza. ABSTRACT: This Master dissertation focuses on the preparation, implementation and evaluation of an interdisciplinary Project under the Curricular Area Physical and Natural Sciences of the 3rd cycle of basic education. It aims to explore ways to overcome the difficulties, as diagnosed in other studies, that teachers feel when the implementation of interdisciplinary practise. Then, the works developed in two stages: contact with the school, preparing and negotiating with the teachers of the strategies to apply, implementation on the ground of the activities, previously planned, and evaluation of the work. The study involved, pupils of the 7th year of schooling and four teachers. The study is of a qualitative nature, because there is a concern to understand a given real situation and not to generalize results. The collection of data has been based on naturalistic observation, “snapshops”, questionnaires to teachers and pupils and the minutes of meetings with the teachers. Data processing was done using content analysis. The aim of the project was reached because the results of the study show the potential of development of an interdisciplinary project either at the level of teachers, and of the pupils. Despite the pupils involved present little motivation for learning and reveal some cognitive difficulties, the development of the project contributed to their involvement, as well as for the development of some competences, particularly at the level of transversal ones. The importance of the study reflected in the contribution that we can make, both in terms of educational research, and of initial and continuous training of teachers in particular, because this work presents activities that can serve as inspiration for the development of new projects of this nature.
description: Mestrado em Ensino de Física e Química
URI: http://hdl.handle.net/10773/1358
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009000408.pdf62.41 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2