DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Viabilidade da formação a distância em Cabo Verde
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1341

title: Viabilidade da formação a distância em Cabo Verde
authors: Spencer, Filomena Maria Antunes Barbosa Fernandes
advisors: Moreira, António
keywords: Ensino à distância
Formação de professores
E-learning
Formação de professores em exercício
Professores do básico
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A experiência de profissionalização em Exercício de professores do Ensino Básico nas ilhas do Fogo e da Brava permitiu uma reflexão sobre vários factores que se colocam na concepção, planificação, organização e controle de acções de formação profissional a distância. Este trabalho de investigação pretende contribuir para uma reflexão sobre o papel e a importância da utilização de metodologias de ensino a distância no desenvolvimento profissional de professores sem formação pedagógica. Optou-se por um Estudo de Caso, tendo como técnicas e instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, análise documental e a observação participante. A formação contínua de professores em regime de eLearning (ensino a distância mediado pela Internet) ou bLearning (misto de presencial e eLearning) apresenta um conjunto de especificidades próprias que colocam um conjunto de problemas na área da criação destas experiências de aprendizagem. Este estudo, que aqui se apresenta, centraliza-se na problemática da viabilidade do ensino a distância num País arquipelágico, como Cabo Verde, onde a situação financeira dos aprendentes, adultos, com família constituída, não lhes permite deixar a ilha onde moram para melhorarem a sua situação académica. Como resultado, obteve-se tanto uma visão global do processo do design de aprendizagens para o eLearning como um conjunto de evidências que, por um lado, delineiam e fundamentam um modelo de trabalho nessa área e, por outro lado, abrem novas perspectivas para futuros estudos neste âmbito. ABSTRACT: The experience of in-service teacher education in the islands of Fogo and Brava permitted reflection about several factors that influence design, planning, organization and control of professional distance learning activities. This research work intends to contribute towards a reflection about the role and importance of the use of distance education methodologies for the professional development of teachers who do not have pedagogical training. The option was made for a Case Study, using questionnaire surveys, documental analysis and participating observation as data collection techniques and instruments. The continuous training of teachers in an eLearning setting (distance education mediated by the Internet) or bLearning (mix of face to face and distance education) presents a set of specificities that are at the origin of problems in the creation of these learning experiences. The study presented here focuses on issues concerning the viability of distance education in an archipelago country such as Cape Verde, where the financial situation of the trainees, who are adults undertaking learning activities, with structured families, does not allow them to leave the island where they live in order to improve their academic and professional situation. As a result, both a global vision of the learning for eLearning processes and a set of data were obtained, which, on the one hand, delineate and ground a work model in this area and, on the other hand, open up new perspectives for future studies in this same area.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1341
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008001866.pdf1.37 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2