DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Escrever em oficinas de texto dramático : estudo de casos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1320

title: Escrever em oficinas de texto dramático : estudo de casos
authors: Silva, Ana Manuela Poças Fernandes da
advisors: Pereira, Maria Luisa Álvares
Fragateiro, Carlos Manuel Branco Nogueira
keywords: Ensino de línguas
Aprendizagem da leitura
Aprendizagem da escrita
Actividades extra-escolares
Desenvolvimento das crianças
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Neste trabalho pretendemos investigar a temática das oficinas de escrita de texto dramático. Para tal, observámos três oficinas de escrita e realizámos entrevistas a animadores de oficinas com o intuito de analisar e discutir o perfil dos animadores, a estrutura de cada oficina, a interacção possível entre escrita e teatro, bem como, inferir acerca da reconceptualização do ensino da escrita através da implementação das oficinas na escola. Assim, os perfis dos animadores entrevistados são muito distintos entre si, quer em termos de percursos pessoais enquanto escreventes quer ao nível de animação de oficinas. Para definirmos o perfil dos animadores contemplamos ainda as concepções que estes possuem em relação à escrita, ao teatro e às oficinas de escrita e verificámos a grande coerência existente entre as suas concepções e a forma como cada um conduz a oficina. As oficinas são bastante diferentes relativamente às actividades realizadas e ao modo como os animadores as orientam, contudo, conseguimos distinguir quatro partes fundamentais: actividade introdutória; exercício(s) de escrita; leitura dos textos produzidos e actividade final. Quanto à interacção da escrita e do teatro em oficinas, verificamos várias situações: exercício da escrita com posterior exercício teatral; criação teatral como motivação para escrever; a leitura expressiva do texto e a expressão teatral por si só, sem vínculo à escrita. Este trabalho pretendeu, ainda, anotar alguns aspectos importantes que as oficinas contemplam e que podem ser úteis para a didáctica da escrita. Concluímos que as oficinas podem desbloquear a escrita dos participantes, dando-lhes mais ferramentas para escreverem favorecendo a escrita de vários tipos de texto, num ambiente lúdico e intimista. No entanto, nas oficinas observadas, não foi dada muita importância à reflexão e à reescrita dos textos. ABSTRACT: In this work our aim is to investigate the thematic of the workshops on dramatical writing. We observed three workshops on writing and we interviewed three entertainers in order to analyse and discuss their profiles, each workshop structure, the possible interaction between writing and theatre, as well as inferring on the changing of the concept of the teaching of writing through the implementation of workshops at school. The entertainers’ profiles are very different among them, in terms of their personal paths as writers and also at the level of workshops entertainers. In order to define their profiles we focused on their concepts on writing, theatre and writing workshops and we verified that there is a great consistence between their concepts and the way they guide their workshops. The workshops are very different in terms of the chosen activities and the way entertainers guide them. In spite of their difference, we were able to distinguish four main parts: the introductory activity, the exercise(s) on writing; the reading of the produced texts and the final activity. In terms of the interaction between writing and theatre, we viewed several situations: writing exercises followed by a theatre exercise; theatre creation as motivation to write; expressive reading of the text and the expression of the theatre by its own, without any relation to writing. This work aimed also to point out some important aspects which workshops contemplate and that may be useful to the didactics of writing. We concluded that workshops can unblock writing on the participants, giving them more tools to write, favouring the writing of many types of text, in a playful, intimate environment. However there was given no much importance to reflection and the rewriting of the texts.
description: Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1320
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008001217.pdf770.89 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2