DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Instrumentos Orff : unidade de aprendizagem baseada no modelo IMS-LD
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1317

title: Instrumentos Orff : unidade de aprendizagem baseada no modelo IMS-LD
authors: Delgado, Artur José Baptista
advisors: Ramos, Fernando
keywords: E-learning
Tecnologias da informação e comunicação
Processos de aprendizagem
Educação musical
Expressão musical
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O objectivo desta dissertação é a exploração da aplicabilidade do modelo IMS – Learning Design, e respectivas ferramentas de suporte, através da criação e desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem sobre Instrumentos Orff, baseada neste modelo, para professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de índole exploratória. Foi efectuada uma revisão da literatura que incidiu essencialmente sobre o e-learning e o IMS – Learning Design, seguindo-se a criação das estratégias didácticas e da planificação de toda a Unidade de Aprendizagem sobre Instrumentos Orff. O passo seguinte foi a criação e desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem, que culminou com a implementação dos pacotes IMS/SCORM finais do aluno e do professor. A avaliação dos materiais desenvolvidos foi efectuada através de questionários a que responderam um grupo de alunos e de professores. Como forma de conclusão deste trabalho de investigação, foi realizada uma reflexão sobre o modelo IMS – Learning Design e as actuais ferramentas de apoio à implementação. ABSTRACT: The purpose of this dissertation is the exploration of the model IMS – Learning Design and supporting tools applicability, through the creation and development of a learning unit on Orff Instruments based on the model for 1st Basic Teaching Cycle. Method used was an exploratory case study. A complete overview of relevant literature has been done, essentially on elearning and IMS – Learning Design, followed by the building of learning and planning strategies for the whole Learning Unit on Orff Instruments. The following step was the creation and the development of the Learning Unit, that leaded to the final version IMS/SCORM of student’s and teacher’s final package. The evaluation of the materials developed has been done through an inquest targeted to teachers and students. As a conclusion of this investigation, a complete reflection and overview of the IMS Model-Learning Design and its Current supporting tools to it implementation is presented.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1317
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008000839.pdf3.12 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2