Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13148
Title: | Estudo da ansiedade em alunos do ensino superior utilizando o Biofeedback |
Author: | Ribeiro, Luís Nuno Sancho |
Advisor: | Pereira, Anabela Sousa Silva, Anabela Gonçalves |
Keywords: | Psicologia clínica Ansiedade - Alunos do superior Biofeedback Sucesso escolar |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A ansiedade é reconhecidamente um fator que interfere no sucesso académico
tendo implicações ao nível da saúde física e mental dos indivíduos. A literatura
tem revelado a necessidade de intervir preventivamente de forma a minimizar
a ocorrência de perturbações mais complexas com elevado impacto pessoal e
social. Em Portugal são reduzidos os estudos que englobem a intervenção
específica na ansiedade em contexto do ensino superior, pelo que o
pretendemos com o nosso contributo colmatar uma lacuna especificamente ao
nível da avaliação da ansiedade com instrumentos de medida psicofisiológicos.
A presente investigação pretende: 1) caracterizar os estudantes quanto aos
seus níveis de ansiedade, fatores de stresse e bem-estar e a relação destes
com variáveis sociodemográficas e académicas (estudo tipo transversal); 2)
avaliar a eficácia da intervenção na gestão da ansiedade, com programa de
Biofeedback (BFB) e comparar com a Terapia Cognitivo Comportamental -
TCC (Estudo do tipo quasi-experimental); 3) estudar e avaliar a intervenção
específica com BFB. A amostra global envolveu 310 estudantes do 1º ano de
áreas de saúde repartidos por três estudos. Os instrumentos utilizados foram o
State Trait Anxiety Inventory (STAI), o Inventário de Stresse nos Estudantes
Universitários (ISEU) e o Teste de Orientação de Vida (LOT, de Life
Orientation Test), Patient’s Health Questionnaire (PHQ-9) e os Termómetros
Emocionais (TE). Como instrumento de avaliação das variáveis
psicofisiológicas foi usado o Biofeedback 2000x-pert.
No primeiro estudo foi feita a caracterização dos níveis de ansiedade, de
stresse e de bem-estar dos estudantes do primeiro ano da Escola Superior de
Saúde da Universidade de Aveiro, os quais identificaram níveis elevados de
ansiedade e de stress. O segundo estudo, a partir dos elementos encontrados
no primeiro, incluiu uma intervenção comparativa entre o BFB e a TCC na
gestão da ansiedade. No terceiro estudo, focalizado na avaliação da eficácia
do Biofeedback, os resultados mostraram que o BFB é particularmente eficaz
na redução desses níveis nos estudantes com níveis elevados de ansiedade e
stresse.
As conclusões desta investigação sugerem que o BFB apresenta
possibilidades interessantes para ser utilizado num programa de redução do
stresse e da ansiedade em estudantes do ES. São referidas implicações para
o futuro, estratégias de intervenção que permitam potenciar o desempenho
académico dos estudantes. Anxiety is an acknowledged factor interfering in academic performance, with implications on an individual’s health, both mental and physical. The literature shows the need for a preventive intervention so as to minimize the concomitant more complex disturbances, which have a significant personal and social impact. In Portugal, studies that encompass a specific intervention in anxiety in higher education are few, so that this thesis intends to contribute to fulfilling that need, specifically insofar as the evaluation of anxiety with psychophysiological instruments is concerned. The current study aims: 1) to characterize students as to their anxiety levels, stress and well-being factors and the relationship of these to sociodemographic and academic variables (transversal type study); 2) to evaluate the efficacy of intervention on the management of anxiety with a Biofeedback (BFB) program in comparison with a Cognitive-Behavioural Therapy (CBT) (quasi-experimental study); 3) to study and evaluate an intervention specifically with BFB. The global sample included 310 first-year students of health subjects, divided by three studies. The instruments used were the State Trait Anxiety Index (STAI), the Stress Inventory in University Students (ISEU), the Life Orientation Test (LOT), the Patient’s Health Questionnaire (PHQ) and the Emotional Thermometers (ET), as well as the Biofeedback 2000x-pert for the psychophysiological variables. In the first study, the first-year students of the Health School of the University of Aveiro were characterized as to their anxiety, stress and well-being levels, which reveal high such levels. The second study, from the results of the first one, included a comparative intervention between BFB and CBT in the management of anxiety. On the third study, focused on the efficacy of BFB, results show it is particularly effective in reducing levels of anxiety and stress in students with particularly high such levels. The conclusions of this thesis suggest that BFB presents interesting possibilities for use in a stress and anxiety reduction program in higher education students. Implications for the future are suggested, including strategies that may further student’s academic performance. |
Description: | Doutoramento em Psicologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13148 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
estudo da ansiedade nos estudantes do ensino superior utilizando o biofeedback.pdf | 8.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.