DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Percepção dos alunos sobre a integração das TIC na área de projecto na Região Autónoma da Madeira
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1313

title: Percepção dos alunos sobre a integração das TIC na área de projecto na Região Autónoma da Madeira
authors: Freitas, António Carlos Santos
advisors: Loureiro, Maria José de Miranda Nazaré
keywords: Ensino multimédia
Ensino multimédia
Tecnologia da educação
Tecnologia da informação
Ensino assistido por computador
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Vários estudos sobre o impacte da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contexto educativo, tanto a nível internacional como nacional, como são exemplos dos estudos sobre a utilização das TIC, quer por professores quer por alunos portugueses, encomendados pelo Ministério da Educação e coordenados por Jacinta Paiva, têm revelado que, apesar de muitas escolas estarem apetrechadas com equipamento informático e terem ligação à Internet, a integração das TIC em contexto de sala de aula é ainda muito incipiente. Visto estes estudos não terem englobado a Região Autónoma da Madeira (RAM), este estudo permitiu colmatar essa lacuna. No âmbito desta dissertação, pretendeu-se fazer um levantamento da percepção dos alunos, do 9º ano das escolas do 3º ciclo da RAM, sobre a forma como são utilizadas as TIC na disciplina de Área de Projecto (AP). Atendendo à finalidade deste estudo, a população alvo deste trabalho consiste em todos os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade, nas escolas da RAM. Por não ser possível questionar toda a população, pela sua dimensão (2669 alunos, sendo 1206 rapazes e 1433 raparigas), pela falta de tempo e de recursos, optouse por restringir o estudo apenas a uma parte desta população constituindo uma amostra por conveniência, seleccionada pelas direcções das escolas, que correspondesse a pelo menos 20% dos alunos das turmas de 9º ano. Após a aplicação do questionário, verificou-se que a amostra corresponde a 36% dos alunos existentes nas 30 escolas Tratou-se de um estudo de natureza descritiva, sendo a principal técnica de recolha de dados o inquérito por questionário. O estudo permitiu obter uma noção, mais clara e próxima da realidade, sobre como as TIC são usadas em AP na RAM. A análise dos resultados mostra-nos que os usos efectivos da Internet estão aquém das suas potencialidades. Reforça ainda a convicção de que é necessário desenvolver estudos que possibilitem pensar a introdução da Internet na Escola numa vertente pedagógica, de forma a criar oportunidades e experiências de aprendizagem que favoreçam a construção do conhecimento, dotando o aluno de meios que lhe permitam tirar partido das novas tecnologias ao longo da vida. ABSTRACT: Several studies of the integration of the Information and Communication Technology in schools have been carried out, both at an international and national level. As an example, the Ministry of Education has requested Portuguese teachers and students to undertake researches oriented by Jacinta Paiva. These studies have shown that, despite the fact that many schools are equipped with informatics equipment and connected to the Internet, the integration of the ICT in the classroom context is still incipient. As these studies have not included the Madeira Autonomous Region, this research has permitted to fill in this lacuna. In this thesis, the intention was to conduct a research on the 9th form students’ perception into the way in which the ICT is used in the Project Area subject. Bearing the purpose of this study in mind, the target group of this research was all the students who attend the 9th form in the Autonomous Region schools. As it was not possible to question all the population due to its dimension, (2669 students, 1206 boys and 1433 girls) the lack of time and resources, it was decided to limit the study to a part of that population, using convenience sample, selected by the school boards, which would correspond to at least 20% of the 9th form classes. After the questionnaire was filled in, it was confirmed that the sample corresponds to 36% of the students in the 30 schools. It was a descriptive study, being the questionnaire the main technique used for data gathering. This study suggest/shows a clearer and closer to reality notion of how the ICT is used in the Project Area classes in the Region. The analysis of the results shows us that the effective uses of the Internet are beyond their potentialities. It strengthens the conviction that it is necessary to develop studies which may enable the pedagogical introduction of the Internet in schools, so as to create opportunities and learning experiences which will support the build up of knowledge, providing the student with the means that will allow him/her to take advantage of the new technologies throughout his/her life.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1313
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008001262.pdf15 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2