Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12984
Title: SAPO Campus: uma nova abordagem à promoção de tecnologias educativas no Ensino Superior
Author: Santos, Carlos
Pedro, Luís
Ramos, Fernando
Keywords: Ensino superior
Tecnologias
Educação
Web 2.0
Web Social
PLE
Issue Date: 2013
Publisher: Associação FORGES
Abstract: A utilização de serviços da Web Social ou Web 2.0 em contexto educativo tem vindo a revelar-se como uma prática com potencial para induzir transformações significativas ao nível do processo de ensino e aprendizagem e também ao nível do papel das próprias Instituições de Ensino Superior (IES). A utilização destas tecnologias em contexto educativo pode potenciar o desenvolvimento eficaz da comunicação, da partilha e da colaboração entre os membros de uma comunidade, contribuindo para a promoção de aprendizagens relevantes e mais significativas para os respectivos membros.No entanto, a utilização das tecnologias educativas por parte das IES, na sua larga maioria, centra-se ainda na utilização de soluções do tipo LMS (Learning Management Systems) que tendem a replicar práticas e hábitos de gestão institucionais conservadoras, mais em linha com as abordagens pedagógicas tradicionais do que com os conceitos inovadores da Web Social, mais centrados nos utilizadores, na promoção dos seus interesses de aprendizagem e na construção colaborativa de conhecimento. Esta abordagem institucional proporciona, assim, uma espécie de "divórcio tecnológico" entre os estudantes e as estruturas institucionais e, frequentemente, mesmo entre estas e os professores mais inovadores que procuram soluções tecnológicas externas para promover, de forma mais eficaz e abrangente, a comunicação e partilha com os seus estudantes. Com a plataforma SAPO Campus1, um projeto de investigação e desenvolvimento conceptualizado e desenvolvido na Universidade de Aveiro em parceria com a PT Comunicações/SAPO, é disponibilizada uma solução tecnológica que, apesar do suporte institucional, tem por base os serviços, conceitos e abordagens sociais das ferramentas da Web Social. Com esta comunicação, pretende-se apresentar os conceitos fundadores da plataforma SAPO Campus e as soluções encontradas para a sua implementação e discutir o potencial de inovação disruptiva que estas tecnologias podem apresentar para as IES.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/12984
ISBN: 978-989-97890-3-6
Publisher Version: http://www.aforges.net/
Appears in Collections:DigiMedia - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5.pdf861.85 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.