Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12981
Title: | Novos media e novas práticas no Ensino Superior: Como as Tecnologias da Comunicação estão contribuindo para mudar as Instituições do Ensino Superior |
Author: | Ramos, Fernando Batista, João Morais, Salomé |
Keywords: | Novos media Ensino superior |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | INTERCOM |
Abstract: | As Instituições do Ensino Superior (IES), como centros de ensino avançado e de produção de conhecimento, são entidades vitais para todas as sociedades. As IES são tradicionalmente resistentes à mudança, dado que, por força do hábito de utilização do método científico de suporte à produção de conhecimento, a adopção de novas práticas passa por um processo complexo com uma tipologia semelhante a uma investigação-acção. Este processo frequentemente envolve sucessivas e recursivas fases de formulação de hipóteses, trabalho empírico de implementação e de recolha de evidências sobre os resultados obtidos, tendo por base as hipóteses formuladas, análise crítica desses resultados e incorporação das conclusões nas seguintes fases do processo. A adopção das novas Tecnologias da Comunicação – novos media – no Ensino Superior, tem vindo a propiciar alterações muito significativas dos métodos de trabalho de suporte ao ensino e à aprendizagem. Os resultados obtidos são encorajadores, dado que permitem a utilização eficaz de novas abordagens pedagógicas que promovem a participação activa e a autonomia dos estudantes. No entanto, há muitas questões para as quais ainda não existem respostas satisfatórias, como é o caso de saber se essa maior autonomia corresponde, de facto, a melhores aprendizagens com impacto mais alargado na futura vida académica e/ou profissional do estudante ou quais as (novas?) competências de que os docentes e os estudantes devem dispor para terem sucesso com essas novas estratégias metodológicas. Esta comunicação discutirá o problema da utilização das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior, centrando-se na identificação das principais tecnologias em utilização em geral, e em Portugal em particular, e na caracterização do uso que lhes é dado pelas instituições, pelos docentes e também pelos estudantes. Os dados apresentados resultam de um projecto de investigação em curso, iniciado em 2009, que está dando suporte a duas teses de doutoramento. No âmbito deste projecto foram validados dados recolhidos de docentes (n = 639), de alunos (n = 2207) e de responsáveis institucionais (n = 31) do Ensino Superior Público de Portugal. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12981 |
ISBN: | 978-85-88537-91-0 |
Publisher Version: | http://www.lusocom.org/pt/evento/21 |
Appears in Collections: | DigiMedia - Capítulo de livro |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.