DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Dissertações e Teses da Universidade de Aveiro > UA - Dissertações de mestrado >
 O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/12943

title: O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
authors: Veloso, Sara
advisors: Negreiros, Vasco
keywords: Ensino da música
Instrumentos musicais - Violino
Iniciação musical - Ensino básico 1º ciclo
Violino - Exercícios
issue date: 2014
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo pretende observar a introdução do 4.º dedo na iniciação ao violino em grupo, através da aplicação de exercícios originariamente concebidos para o efeito. Para a validação deste projecto participaram quatro grupos de alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, a frequentarem, simultaneamente, o 1.º ciclo do ensino regular e a iniciação ao violino. Após a aplicação dos exercícios, procedeu-se a uma análise da prestação de cada grupo, tendo em conta a assimilação da introdução do 4.º dedo, a execução final dos exercícios, bem como uma reflexão acerca da motivação inerente à aprendizagem em conjunto. Assim, o principal objectivo deste projecto é o de dar um contributo pessoal à prática violinística em grupo, neste caso, através da concepção de um conjunto de exercícios específicos para o 4.º dedo, de modo a funcionar como uma ferramenta de trabalho que sirva de auxílio aos professores de violino em grupo e de modo a potenciar a motivação dos alunos para a aprendizagem do instrumento com material didáctico adequado à sua faixa etária.

The present study aims to investigate the introduction of the 4th finger in violin initiation in groups, by applying exercises originally designed for this purpose.The validation of this project involved four groups of pupils aged between 6 and 8 years old, attending both primary school and preparatory violin school. After applying the exercises, we proceeded to an analysis of the performance of each group taking into account the assimilation of the introduction of the 4th finger, the final execution of the exercises, as well as a reflection on the inherent motivation of learning together. Thus, the main objective of this project is to make a personal contribution to violin group practice, in this case, by designing a set of specific exercises for the 4th finger so as to function as a working tool that can serve to aid violin teachers in groups and in order to promote the students' motivation for learning the instrument with appropriate didactic materials for their age.
description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12943
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
tese.pdftese6.57 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2