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Title: Crianças institucionalizadas (na) procura de um outro lugar social
Author: Louro, Ana Luísa Cavaleiro
Advisor: Madeira, Rosa Lúcia de Almeida Leite Castro
Keywords: Ciências da educação
Crianças em risco - Instituições sociais
Direitos das crianças
Educação para a cidadania
Integração social
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho de investigação resultou de um projeto de investigação-ação participativa com crianças institucionalizadas. Estas têm idades compreendidas entre os 7 e os 13 anos de idade. Para compreender como este grupo minoritário sentia a sua condição de cidadãos dinamizámos várias sessões num processo sensível às crianças, aos seus sentimentos e ao seu pensamento acerca das questões que as afetam no seu dia-a-dia. Quisemos valorizar e reconhecer o direito de as crianças institucionalizadas, inseridas no Centro de Acolhimento Temporário de Recardães, aldeia a poucos quilómetros da Cidade de Águeda, serem atores sociais, implementando a sua capacidade de atuar, conhecer e questionar, participando do seu próprio processo de crescimento pessoal e social. Este projeto tenta comprometer-se com o respeito pela Convenção dos Direitos da Criança, nomeadamente os princípios da não discriminação; do interesse superior da criança, do direito a um nível de vida suficiente, bem como o direito à participação. A participação protagonista das crianças foi promovida através de várias formas de escuta, em que o investigador se incluiu nos seus interesses, colocando e recolocando questões, deixando espaço para a comunicação do que realmente lhes interessa nos espaços, lugares com que contactam. Gerámos dados que nos permitem o desafio de caminhar no sentido de uma verdadeira conscientização de nós e dos outros, trabalhando para que respeitem e façam cumprir os direitos das crianças, tornando-as mais autênticas. Numa sociedade que tende à homogeneização, torna-se fulcral dar visibilidade e voz à sua condição de sujeito com direitos e de ator social cuja leitura da realidade e competências de participação social merecem ser tomadas em conta na reconstrução do meio que as envolve. Assim, este meio terá lugares amigos das crianças, pensados segundo escuta de opiniões das mesmas.
This study is based on a project that includes an active participation of institutionalized children aged from seven to thirteen years old. In order to understand how this "minority group" feels about their own citizenship, we organized several group sessions where they could express their feelings and thoughts about the issues that affect their daily life. Our aim was to emphasize and recognise the children's right (mainly those that belong to the 'Temporary Host Centre of Recardães', a small village near the city of Águeda) of being 'social actors', implementing their ability to act, know and question their own process of personal and social growth. This essay tries to respect the Convention on the Rights of the Child, mainly the principles of non discrimination, devotion to the best interests of the child, the right to survive as well as the right to participate fully in the family, cultural and social life. The active participation of these children was promoted by listening to the answers they gave to the investigator when questioned about the places they contact with. Several data was given that allowed us to be aware of ourselves and the others, working in the sense of respecting children's rights, helping them to be more authentic. In a more homogenized society, it is essential to give voice and visibility to children as 'social actors' because they need to get involved in their surrounding environment. Thus, this environment will have 'friendly' places to children since they were based on their own opinion.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/12934
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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