Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12931
Title: Envelhecimento ativo e encontro entre gerações: OficinaRias, um projeto de intervenção na comunidade
Author: Rodrigues, Inês Tavares
Advisor: Mendes, António Neto
Keywords: Ciências da educação
Envelhecimento
Participação da comunidade
Relações intergerações
Sabedoria - Partilha
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O cenário das alterações demográficas e sociais, a comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da solidariedade entre gerações em 2012 e a vontade de implementar um projeto no local de residência foram as principais motivações que me levaram a desenvolver este projeto. O Projeto OficinaRias surgiu com a finalidade de compreender se era ou não possível contribuir para a promoção do envelhecimento ativo e, simultaneamente, para o encontro entre gerações, através da valorização dos conhecimentos e da troca de experiências de algumas das tradições do concelho da Murtosa. A investigação envolveu 131 (cento e trinta e um) participantes, que se inscreveram voluntariamente em diversas atividades/OficinaRias, atraídos não só pela descoberta das tradições murtoseiras, mas também pelo enriquecedor encontro de gerações. Este estudo realizou-se pelo método de Investigação-Ação Participativa, através da realização de 16 (dezasseis) entrevistas e aplicação de 131 (cento e trinta e um) questionários de avaliação, que privilegiaram as opiniões dos participantes e revelaram os seus interesses e opiniões. Para complementar estas técnicas e enriquecer o projeto, recorreu-se também à observação participante, à utilização da fotografia, do vídeo e da gravação áudio. Com este projeto, constatou-se a necessidade de existirem mais iniciativas no âmbito do envelhecimento ativo e do encontro entre gerações, visto que a comunidade mostrou uma grande recetividade e entusiasmo em participar, motivo pelo qual se passou de 4 (quatro) OficinaRias programadas inicialmente, para 8 (oito). A realização destas 8 (oito) OficinaRias é a evidência de que unir pessoas distintas e de gerações muitas vezes distantes pode resultar em algo muito positivo e motivador. A troca de experiências e saberes foi o “pretexto” utilizado para o envolvimento dinâmico dos participantes, privilegiando-os como sujeitos co-construtores do seu próprio envelhecimento ativo.
The scenario of demographic and social change, the celebration of the European Year of Active Ageing and Intergenerational Solidarity in 2012 and the will to implement a project in the place of residence were the main motivations that led me to develop this project. The Project OficinaRias emerged in order to understand if it was possible to contribute to the promotion of active ageing and simultaneously promote the encounter of different generations, through the enhancement of knowledge and the exchange of experiences of some of the traditions of Murtosa . The research involved 131 (one hundred thirty -one) participants who voluntarily enrolled in various activities / OficinaRias , attracted not only by the discovery of local traditions, but also by the enriching encounters of generations . This study was performed by the method of Participatory Action - Research, through the completion of 16 (sixteen) interviews and application of 131 (one hundred and thirty one) evaluation questionnaires, which favored the opinions of participants and revealed their interests and opinions. To complement these techniques and enrich the project, also resorted to participant observation, the utilization of photography, video and audio recording. With this project it was found in the need for the existence of more initiatives within the active ageing and intergenerational encounters , since the community has shown great receptivity and enthusiasm to participate, was this reason why it went from the initially scheduled 4 (four) OficinaRias to 8 (eight). The implementation of these 8 (eight) OficinaRias was evidence that joining different people and different generations can result in a very positive and motivating experience. The exchange of experiences and knowledge was the most motivational factor used for the dynamic involvement of the participants, privileging them as subjects’ co-constructors of their own active ageing.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/12931
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese4.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.