DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1290

title: A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância
authors: Queirós, Cláudia Sofia Cardador de
advisors: Ramos, Fernando
keywords: Tecnologia educativa
Multimédia
Educação pré-escolar
Tecnologias da informação
Relações escola-família
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Com a introdução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) houve, nos últimos anos, um grande desenvolvimento ao nível tecnológico de ferramentas de suporte à educação. As ferramentas de apoio à prática educativa incentivam a uma participação mais activa da família no processo educativo. A área da educação, em particular da educação pré-escolar, não é excepção. As TIC podem facilitar a comunicação e interacção entre a família e os educadores, contribuindo de forma positiva para a melhoria da educação préescolar. A partilha de experiências e conhecimentos podem ajudar na educação da criança. O presente trabalho pretende discutir alguns aspectos particulares da forma como podem as TIC estar inseridas na área da educação, como uma mais valia para o processo educativo. A proposta apresentada consiste num sistema de comunicação entre o jardim de infância e a família, que tem como principais objectivos incentivar a comunicação e a interacção entre ambos. Procuramos, também, discutir de que forma pode influenciar a participação e a interacção dos pais no processo educativo dos seus educandos em idade pré-escolar. ABSTRACT: In the last years, with the introduction of information and communication technologies (ICT), there was a great technological development concerning education tools. These tools stimulate a more active participation of the families in the education process. The area of education, in particular of preschool education, is not an exception. The communication and interaction would improve with ICT, and will contribute to a better preschool education The experience and knowledge sharing could help in the education process of the children. The present work intends to discuss some particular points in what way ICT can be introduce in education, as a value for the education process. The proposal presented consists in a communication system between the kindergarten and the family, with the objective of stimulate the communication and the interaction between them. We will discuss in what way it can influence parents’ participation and interaction in the education process of their children in preschool age.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1290
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2007001196.pdf679.47 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2