DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1281

title: Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico
authors: Soutinho, Maria do Rosário Lopes
advisors: Marques, Luís Manuel Ferreira
Gonçalves, Fernando José Mendes
keywords: Educação em ciências
Ensino das ciências
Educação ambiental
Biodiversidade
Ensino básico 1º ciclo
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Vivemos hoje numa sociedade marcada pelo crescimento de conhecimentos científicos e tecnológicos que influenciam e determinam o nosso quotidiano. Uma sociedade caracterizada pelo mudança e incerteza, que alterou a nossa maneira de viver, de pensar, de nos relacionarmos uns com os outros e de interpretar o mundo de que fazemos parte; mundo que o ser humano tem vindo a degradar, arriscando a capacidade de regeneração do Planeta e comprometendo as necessidades das gerações vindouras. A Escola desempenha um papel privilegiado no desenvolvimento e promoção de competências, susceptíveis de assegurar aos cidadãos um papel activo, construtivo e responsável na evolução das sociedades. O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito das Ciências, na área da Biodiversidade – diversidade vegetal, tem como objectivos: conhecer as ideias dos alunos do 1º CEB relativamente à Biodiversidade e promover o desenvolvimento de competências relacionadas com a Biodiversidade através da implementação de recursos didácticos, que contribuam para atingir os objectivos da Educação Ambiental. Este estudo enquadra-se numa metodologia de tipo investigação-acção em que a investigadora é simultaneamente professora. Após a definição do objecto de estudo, concebeu-se um instrumento de análise que permitiu identificar as concepções dos alunos sobre a Biodivesidade – diversidade vegetal. A identificação das suas ideias constituiu o ponto de partida para a concepção de recursos didácticos sobre a diversidade vegetal, orientados numa perspectiva de EPP, a serem implementados numa turma do 4º ano de escolaridade. Tais materiais incluíram actividades práticas, a serem implementados em AESA – Ambientes Exteriores à Sala de Aula. A Reserva Botânica de Cambarinho, foi o contexto real escolhido, para realizar as actividades, procurando promover o desenvolvimento de atitudes favoráveis face ao Ambiente. Para se proceder à avaliação dos recursos didácticos, recorreu-se aos registos dos alunos e ao diário da professora/investigadora, assim como a uma reflexão crítica ao conjunto das actividades realizadas. Os resultados obtidos, na 1ª fase do estudo, evidenciaram que os alunos consideram a Biodiversidade um tema interessante, revelando porém, desconhecimento face à diversidade vegetal. Relativamente à 2ª fase, os resultados evidenciaram aprendizagens alcançadas e promoção de competências no âmbito das Ciências, referenciadas no Currículo Nacional do Ensino Básico. Poder-se-á afirmar que os materiais didácticos ampliaram o conhecimento dos alunos acerca do meio natural envolvente, com particular incidência na diversidade vegetal. ABSTRACT: Today we live in a society marked by the growth and spread of scientific na technologic knowledge which reflects itself in our daily life. We live in a society marked by change and incertitude, which deeply affects the way we live, think, relate to each other, and our believes concerning the world around us. At same time, during the last decades, we have been destructing our natural environment, in such a way that the Planet may not be able to renew its natural resources, compromising the needs of future generations. In this context, school has an important role to play, developing and promoting the knowledge and awareness skills that citizens need to participate in an active and responsible away in the society. Based on these assumptions, this research on Science Teaching, more specifically on the Biodiversity Area – plants biodiversity, has the following objectives: (i) to know what primary students think about biodiversity (ii) to promote the development of learning skills concerning Biodiversity, using didactic materials which can contribute to achieve the overall objectives of Environmental Education. This research is based on a project work/ task based methodology in which the teacher is, at the same time, the researcher. After defining the object of study, it was conceived a research instrument to identify the student’s ideas about biodiversity. The results showed that students think Biodiversity as an interesting and important theme but they don’t know much about plants diversity. The identification of the student’s thoughts and believes concerning this topic was the starting point for the conception of the didactical resources. These didactical resources were conceived for primary school students. They include practical inter-disciplinary activities; to be implemented in AESAinformal contexts outside the classroom - in the botanical Reserve of Cambarinho.These activities took place in real contexts, in order to contribute to develop positive attitudes toward an active Environmental Education. The evaluation of the resources was based on the student’s reports, the teacherresearcher’s journal and on a final critical reflexion about the process of implementation of all the task based activities proposed. The final results of this project showed the learning skills achieved, according to the goals of the National Curriculum for Basic Education. In fact, these didactical resources provided the students with a deep knowledge and understanding oh their natural environment, specifically in what plants biodiversity is concerned.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1281
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2007001050.pdf4.16 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2