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 Educação em ciências no 1º CEB - contributo de professores e manuais
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1272

title: Educação em ciências no 1º CEB - contributo de professores e manuais
authors: Marques, Maria de Fátima de Oliveira Cardoso Costa
advisors: Veiga, Luísa
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo tem por finalidade compreender a relação existente entre as representações que os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico têm sobre a Ciência e aquelas que são veiculadas pelos manuais de Estudo do Meio. Tendo por base esta finalidade, definiram-se como objectivos de investigação: i) Identificar representações que os professores têm sobre Ciência (natureza desta, papel social e construção do conhecimento científico); ii) Identificar representações de Ciência veiculadas por manuais de Estudo do Meio; iii) Identificar a importância que os professores atribuem à Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico (em termos de conteúdos, metodologias e finalidades); iv) Conhecer a frequência e a finalidade com que os professores utilizam os manuais de Estudo do Meio, no âmbito da Educação em Ciências; v) Averiguar razões da utilização/não utilização do manual de Estudo do Meio seleccionado. Assim, a problemática do estudo organizou-se em torno das seguintes questões de investigação: i) Que representações têm os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a Ciência, a construção do conhecimento científico e o seu papel na sociedade? ii) Que relação existe entre essas representações e as veiculadas pelos manuais de Estudo do Meio? Partindo dos objectivos e das questões de investigação enunciadas e tendo como suporte o quadro teórico de referência explicitado numa revisão da literatura, definiram-se as opções metodológicas a ter em conta na recolha e análise dos dados. Os dados referentes aos docentes foram recolhidos através de um questionário administrado a uma amostra de 106 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, a leccionar o 4º ano de escolaridade em escolas do Concelho de Coimbra. Com o intuito de identificar representações de Ciência veiculadas pelos manuais de Estudo do Meio, construiu-se uma grelha de análise, que depois de validada, se utilizou na análise de conteúdo dos 12 manuais do 4º ano de escolaridade adoptados nas escolas do Concelho de Coimbra, em particular no que respeita ao Bloco “À Descoberta dos materiais e objectos”. Os resultados obtidos através do questionário fornecem evidências de que entre os docentes predominam tendências para posicionamentos empiristas/indutivistas quanto à natureza do conhecimento científico e à metodologia da Ciência. A maioria admite usar bastantes vezes ou quase sempre o manual de Estudo do Meio adoptado na escola, sendo a falta de outros recursos pedagógicos a razão mais apontada para tal. ABSTRACT: The present essay aims at understanding the relationship between the representations that the teachers of the Elementary School (1 st cycle of basic school) have of Science and the ones that are transmitted by the manuals of Environment Study. Bearing this aim in mind the objectives of the investigation were settled and are the following: i) Identifying the representations that teachers have on Science (its nature, social role and the building of scientific knowledge); ii) Identifying the representations of Science transmitted in the manuals of Environment Study; iii) Identifying the importance that teachers attribute to Science Education in Elementary School (in what concerns the contents, methodologiesand objectives); iv) Knowing the frequency and the objective with which teachers use the manuals of Environment Study, in what concerns Science Education; v) Knowing why/why not the selected manual of Environment Study is used. So, the problematic of this essay was organised around the following questions of investigation: i) What representations do Elementary School teachers have about the nature of Science, the building of scientific knowledge and its role within the society?; ii) What relationship is there between those representations and the ones transmitted by the manuals of Environment Study? Starting with the objectives and questions of investigation pointed out and having as a support a reference theoretical board shown in a revision of literature, the methodological options to bear in mind when collecting and analysing data were defined. Data concerning teachers were collected through a quiz given to a sample of 106 teachers of Elementary School that were teaching the 4th grade in schools in the area of Coimbra. Aiming at identifying representations of Science transmitted by the manuals of Environment Study, an analysis table was built. After being approved, it was used in the analysis of the contents of 12 manuals of the 4th grade adopted in schools of the area of Coimbra, especially in what the unit “Discovering materials and objects” is concerned. The results obtained through the quiz prove that among teachers there is a tendency to assume inductive/common sense opinions about the nature of scientific knowledge and the methodology of Science. Most of them admit to usually or almost always use the manual of Environment Study that was adopted in the school, the lack of other resources being the main reason pointed out to justify this option. From the analysis of the contents in the manuals we found out that: i) A
URI: http://hdl.handle.net/10773/1272
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