Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12699
Title: | Do contraponto ao pop/rock : um estudo de caso em A.T.C. |
Author: | Tavares, Ana Ester Azevedo da Silva |
Advisor: | Carvalho, Sara |
Keywords: | Ensino de música Contraponto - Música Linguagem musical Análise musical Técnicas musicais Géneros musicais |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe uma abordagem diferente e complementar ao
ensino do contraponto de espécies, conteúdo lecionado nas escolas de música
oficiais no 6º grau na disciplina de Análise e Técnicas de Composição (A.T.C.).
Ao partir de um cantus firmus pop/rock ao invés de cantus firmi modais ou
tonais, pretende-se que os alunos compreendam que o contraponto é uma
técnica de composição que, embora seja centenária, tem aplicações
transversais a vários estilos e géneros musicais da atualidade. The present document proposes a different and complementary approach to species counterpoint, which is taught in the official music schools on the 6th grade, in the subject of Analysis and Composition Techniques (A.T.C.). Using a pop/rock derived cantus firmus as a basis instead of the modal or tonal cantus firmi, we intend that the students understand that the counterpoint is a composition technique which, although it’s centenary, it has transversal applications to various musical styles and genres of the present day. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12699 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.