DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Teses de doutoramento >
 Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1256

title: Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
authors: Antunes, Maria João Lopes
advisors: Castro, Eduardo Anselmo de
Mealha, Óscar Emanuel Chaves
keywords: Ciências da comunicação
Internet
Comunicação interpessoal
Relações interpessoais
Relações sociais
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O trabalho de investigação aqui apresentado centra-se na utilização de alguns serviços de comunicação assentes em Internet para a manutenção e alargamento das redes de relações dos sujeitos, com outros sujeitos e com instituições de natureza comercial. Neste estudo considera-se fundamental averiguar qual a relevância do enraizamento dos sujeitos e instituições no espaço físico, enquanto factor gerador de interacções. O estudo parte de um inquérito por questionário, disponibilizado on-line, à comunidade portuguesa de utilizadores da Internet, dividido em três partes: uso dos serviços de comunicação Internet no contacto com indivíduos com os quais existe uma relação forte estabelecida no espaço físico; uso dos serviços de comunicação Internet para o estabelecimento de novas relações e uso da Web para aquisição de bens/serviços. Os resultados revelam que uma maior literacia digital favorece um mais amplo uso das potencialidades dos serviços de comunicação Internet, que a inserção dos sujeitos em determinados meios se afigura, em motivos que envolvam troca de informação de maior valor, estratégica, para o seu potencial de estabelecimento de mais interacções e que organizações comerciais que operam apenas on-line podem obter visibilidade, e potencialmente ganhos, caso sobre elas se gere um sistema de reputação positivo, veiculado através das redes de comunicação, mais ou menos informais, existentes no espaço físico.

This research study deals with the use of communication services based in the Internet for supporting and widening communication networks: both personal and commercial. It is important to investigate how membership of networks, embedded in geographical places, affects people and institution’s capacity to interact in wider networks. A survey, directed to the Portuguese community of Internet users, was designed using a computer self-administered questionnaire, in an open web site. The questionnaire was divided into three parts: use of Internet to communicate with relatives, friends and colleagues tied by strong relationships; use of Internet to develop new relationships and use of Internet to electronic commerce. The results suggest that a higher digital literacy promotes a wider use of the potentialities of the Internet communication services. For a particular set of Internet interactions, for instance development of new friendships or contacts motivated by the need for an exchange of personal feelings, the absence of structured networks can be an advantage. When there are high transaction costs involved in the interaction, social networks, established and consolidated in geographical space, are an important factor to structure the network of Internet contacts by decreasing risks.
description: Doutoramento em Ciências e Tecnologia da Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1256
appears in collectionsDECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
2008001236.pdf1.53 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2