Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12462
Title: | Mega-agrupamentos de escola: que perceções? |
Author: | Guerra, Rosa Maria Tavares Pereira |
Advisor: | Martins, António Maria |
Keywords: | Administração escolar Relações interpessoais Mega-agrupamentos Organização escolar Relações professor-administrador |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo principal perceber de que forma a agregação das escolas/agrupamentos em Mega-Agrupamentos pode condicionar as perceções que os elementos da organização têm a nível das relações interpessoais, as relações com o diretor e com as várias estruturas intermédias.
A nossa opção metodológica foi o estudo de caso, com recurso a técnicas mistas de recolha e tratamento da informação, dos métodos qualitativo e quantitativo. Numa primeira fase fizemos investigação documental e observação direta e, numa segunda fase, analisámos a informação recolhida, as entrevistas e os inquéritos por questionário, que nos permitiram chegar aos resultados.
Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que os Mega-Agrupamentos são a agregação de escolas bem diferentes entre si, que tinham as suas próprias estruturas organizativas, com um clima próprio e perceções bem distintas, inerentes às vivências dos seus atores, sendo que a distância física entre as unidades/subunidades de gestão constituem um dos maiores entraves à construção de relações interpessoais. This study aims to understand how the aggregation of schools / clusters in Mega-Clusters can condition the perceptions of the organization members about interpersonal relations, the relations with the director and with the various intermediate structures. Our methodological approach was case study of qualitative and quantitative methods, using mixed techniques of collecting and processing information. Initially we did desk research and direct observation and, in a second phase, we examined the collected information, the interviews and the questionnaire surveys, which allowed us to get the results. The results led us to conclude that mega-clusters are the aggregation of very different schools among themselves, which had their own organizational structures, with its own distinct climate and perceptions, inherent to the experiences of his actors, being the physical distance between the management units / subunits one of the biggest barriers to the construction of interpersonal relationships. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12462 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.