Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12418
Title: Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
Author: Serrano, Jacinta Margarida Ribeiro Santos
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Andrade, Fátima
Keywords: Educação especial
Pessoas com necessidades especiais - Crianças
Desenvolvimento das crianças
Papel dos pais
Interacção social
Integração social
Integração escolar
Autonomia individual - Crianças
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A criança com multideficiência tem direito à educação e a viver em sociedade. Apesar das suas limitações possui capacidades para aprender e tem o direito a uma cidadania plena. Este trabalho pretende dar a conhecer a realidade da criança com multideficiência, demonstrando como uma intervenção com práticas pedagógicas ajustadas ao seu perfil, às suas reais necessidades e expetativas dos pais são determinantes para o seu desenvolvimento. Um dos aspetos mais significativos deste estudo foi verificar que a intervenção ao nível da comunicação, mobilidade e interação, potenciam não só a autonomia e inclusão da criança com multideficiência, mas também o seu desenvolvimento global. O que muitas das vezes a limita, não são tanto as suas deficiências, mas a incapacidade/dificuldade dos intervenientes educativos, em saber como a ajudar a aprender e a agir e, simultaneamente, o estereótipo generalizado de que não faz aquisições. Concluímos que os handicaps provocados pela deficiência são devastadores, mas, uma intervenção educativa de qualidade potencia o desenvolvimento da criança com multideficiência, possibilita-lhe o acesso à informação e formação, maximiza a sua autonomia, promove a sua inclusão e independência pessoal e social.
The child with multiple disabilities has the right to education and to live in society. Despite the limitations, a disabled child also has abilities to learn and has the right to full citizenship. This work aims to present the reality of a child with multiple disabilities and demonstrate the importance, for her development, of a pedagogical intervention based on pedagogical practices, adjusted to her profile, to her real needs and to parents’ expectations. One of the most significant aspects of this study was to verify that an intervention addressed to three specific areas of development: communication, mobility and interaction developed not only the autonomy and inclusion of this child, but also her overall development. Most of the times, she is limited, by her disabilities, but even more by the inability/difficulty of educational stakeholders in helping her how to learn and act and, simultaneously, by the widespread stereotype that a disabled child is unable to learn. We concluded that the handicaps caused by deficiency are devastating, but an educational intervention with quality encourages the development of a child with multiple disabilities, allows the access to information and learning, maximizes the independence, stimulates inclusion, personal and social autonomy.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/12418
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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