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Title: Estatística portuária: impacto da gestão dos portos
Author: Teixeira, Rafaela Marçal
Advisor: Melo, Ana Isabel Pires Beato Alves de
Keywords: Gestão pública
Portos - Gestão
Portos - Competitividade
Análise estatística
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As Administrações Portuárias foram evoluindo ao longo do tempo, sendo, atualmente, organismos de capitais exclusivamente públicos. Sendo crescente a competitividade entre os Portos e as exigências em termos de qualidade na prestação de serviços, as Administrações Portuárias têm sentido a necessidade de se moldarem às necessidades dos seus clientes. No presente estudo tentou perceber-se de que modo é que a informação estatística utilizada nos Portos nacionais auxilia na tomada de decisão diária dos administradores. Com vista à concretização do objetivo proposto, foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo a informação sido recolhida através da análise documental e de entrevistas de elite realizadas a administradores portuários. O presente estudo começa por apresentar o percurso dos Portos, expondo a sua evolução e os modelos de gestão utilizados. Posteriormente, são apresentadas as atividades desenvolvidas durante o estágio na Organização de Acolhimento – Administração do Porto de Aveiro, S.A.. De seguida, é realizado o tratamento e análise da informação recolhida através das entrevistas a administradores portuários. Por último, são expostas as considerações finais, de modo a aferir qual a importância da estatística para a gestão portuária, são identificadas as limitações encontradas durante a realização do estudo e feitas propostas de trabalho para o futuro. O estudo mostrou que, apesar de ser apenas uma parte do processo, a estatística é imprescindível para gestão dos Portos, sendo, contudo, primordial que seja desenvolvida para melhorar o processo de tomada de decisão. Algumas das mudanças sugeridas incluem obrigar os concessionários a ceder dados à Autoridade Portuária, definir indicadores globais e dinâmicos a nível nacional que permitam analisar a evolução de cada Porto, fazer benchmarking, e selecionar um conjunto de indicadores internos de performance, para que os administradores possam ter uma visão do passado, do presente e estarem preparados para o que o futuro acarreta. Acredita-se que a análise efetuada no âmbito deste estudo poderá contribuir para que se efetuem pequenas mudanças, no sentido de contribuir para uma melhor utilização da estatística na gestão portuária.
Port Administrations have evolved over time, currently being public organisations with public capital. As competitiveness amongst Ports and quality requirements in terms of service provision increased, Port Administrations felt the need to increasingly adapt to their customers’ demands. The main goal of this study is to understand the extent to which the statistical information used in Ports helps port managers in their everyday decision-making. In order to operationalize this research, a qualitative methodology was used. Data was collected through documentary analysis and semi-structured elite interviews, conducted to Portuguese Port managers. The current study starts by presenting the pathway of Ports, exposing their evolution and the management models used. Secondly, the activities developed throughout the training in the Host Organisation – Aveiro Port Administration, S.A. – are described. Thirdly, the data collected through the interviews is analysed. Finally, conclusions are drawn, in order to assess the importance of statistics in port management, the limitations of the study are identified and future work is proposed. This study has shown that even though statistics are only a part of the management process, they are extremely important for decision-making, being thus important to develop them in order to help Port managers in their daily work. Some of the suggested changes include forcing dealers to assign data to the Port Authority, define global and dynamic national indicators for analysing the evolution of each port and do benchmarking with other Ports, and select a set of internal performance indicators, so that Port managers can have a vision of the past, present, and be prepared for what the future brings. It is believed that by proposing small changes, the analysis conducted within this study may contribute to a better use of statistics in Port management.
Description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/12350
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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