Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12278
Title: eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada
Author: Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de
Advisor: Santos, Arnaldo Manuel Pinto dos
Keywords: Comunicação multimédia
E-learning
Tecnologias da informação
Formação profissional
Inovação educativa
Ensino à distância
Aplicações móveis
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A tecnologia está presente cada vez mais no dia-a-dia das pessoas, tanto nível profissional, como pessoal. Na educação e formação, verifica-se o mesmo fenômeno. Novas tecnologias são desenvolvidas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O eLearning é um método de ensino/aprendizagem que se tem desenvolvido devido à intensificação da utilização das novas tecnologias, favorecendo a relação professor/aluno em contextos específicos. Na formação profissional, a realidade aumentada apresenta potencial para facultar o desenvolvimento de uma nova forma de estimular o formando a ser agente da sua própria aprendizagem. Essa tecnologia está nivelada com um novo perfil de pessoas que vivem na era digital. Assim, a realidade aumentada pode funcionar como facilitadora do ensino-aprendizagem. É nesta conjuntura que a presente investigação se insere, tendo como proposito analisar as potencialidades e constrangimentos da aplicação desta tecnologia no processo de formação/aprendizagem propondo paralelamente o desenvolvimento de um protótipo. Pretende-se testar esse protótipo pelos formandos e verificar se foi esclarecedor e identificou a vontade dos mesmos em utilizar esta tecnologia no seu percurso de aprendizagem.
Technology is increasingly present in the daily lives of people, both professionally and personally. In education and training, there is the same phenomenon. New technologies are developed to facilitate the process of teaching and learning. ELearning is a method of teaching / learning that has been developed mainly due to the use of new technologies favoring the teacher / student relationship that are usually separated (spatially), and where you can enjoy all benefits of technology. Concerning training contexts, the RA has the potential to provide the development of a new way to stimulate the learner to be agents of their own learning. This technology is even with a new profile of people living in the digital age. Thus, augmented reality can function as a facilitator of teaching and learning. It is at this juncture that the present investigation is part, with the purpose to analyze the potential and constraints of the application of this technology in the training / learning process simultaneously proposing the development of a prototype. It is intended to test the prototype by the trainees and check if it was enlightening and identified their will to use this technology in their learning pathway.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/12278
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.