Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12273
Title: O programa de acordeão no 2º ciclo/básico: análise e reflexão críticas
Author: Monteiro, Vitor Manuel Luis Nogueira
Advisor: Santana, Helena Maria da Silva
Keywords: Ensino da música
Educação musical: Ensino básico 2º ciclo
Desenvolvimento das competências: Acordeão
Avaliação de currículos
Desenvolvimento dos currículos
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação é o resultado de uma análise e reflexão crítica sobre os conteúdos programáticos definidos no programa oficial da disciplina de Acordeão no 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, em que se questiona se os conteúdos programáticos estão adequados aos planos curriculares em vigor no ensino articulado e supletivo. Para o efeito, foram analisadas as especificidades constantes no programa, bem como as normas, as leis e os planos de estudos alocados a este desde que entrou em vigor. A investigação apoiou-se na observação direta do desempenho escolar de 3 alunos de 1º grau e 3 alunos de 2º grau que se encontravam a estudar na Escola de Música de Perosinho – Vila Nova de Gaia durante o ano letivo 2012/2013. Baseou-se também em dados empíricos recolhidos através de um inquérito por questionário realizado a 10 Professores de Acordeão que lecionam a disciplina em Escolas de Ensino Artístico Especializado em Música em Portugal, com o intuito de recolher pareceres acerca da problemática abordada. Os resultados obtidos levaram a concluir que o programa em vigor se encontrava desajustado aos planos curriculares atuais, necessitando de uma revisão. Como tal, foi elaborada uma sugestão de proposta de uma matriz de conteúdos programáticos agregando uma coletânea bibliográfica como resultado final da investigação.
This research results from an analysis and a critical reflection on the contents set out in the official syllabus for the Accordion subject taught during the Second Stage of Basic Education in Portugal, questioning if such contents are suitable for the joint and supplementary education curricula in effect. To that end, the specificities of the syllabus, as well as the standards, laws and study plans applicable to the syllabus since it went into effect, were analyzed. The research was based on direct observation of the performance of 3 first degree students and 3 second degree students studying at the Perosinho School of Music, in Vila Nova de Gaia, during the 2012/2013 school year. It was also based on empirical data collected through a questionnaire survey of 10 Accordion teachers teaching the subject in Schools of Artistic Education Specializing in Music in Portugal, with the purpose of collecting perspectives on the raised issues. The results led to the conclusion that the syllabus in effect was unsuitable for the current curricula, being in need of revision. As such, and as the final result of this research, a suggested proposal for a new syllabus was prepared, along with a collected and aggregated bibliography.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12273
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.