DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 A educação musical e pianistíca de vanguarda por Corrêa de Oliveira
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/12271

title: A educação musical e pianistíca de vanguarda por Corrêa de Oliveira
authors: Nogueira, Carla Manuela Meira Machado
advisors: Santana, Helena
keywords: Ensino da música
Educação musical
Ensino de piano
Iniciação musical
Interpretação musical
issue date: 2013
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Com a Educação Musical e Pianística de Vanguarda, Fernando Corrêa de Oliveira pretendia criar um modelo de ensino de piano para principiantes que contemplasse uma educação atonal e que, ao mesmo tempo, levasse o aluno a conseguir ler a partitura desde a primeira lição. De facto, a característica mais importante deste método é a utilização da «posição estática» que consiste na constância de uma só posição da mão sobre um determinado grupo de notas, processo este que foi aplicado na obra didática 50 Peças para os 5 Dedos op. 7 da sua autoria. Este projeto tem como objetivo principal descrever, analisar e ainda comparar o supracitado método com os modelos de ensino aplicados em algumas das escolas de ensino artístico de música em portugual. Partindo do levantamento de fontes primárias do Arquivo Parnaso, nomeadamente rascunhos em que o compositor anotou as suas ideias, foi possível não só reconstruir o método de iniciação que criou como também se procurou enquadra-lo nas necessidades educativas atuais.

Within Educação Musical e Pianística de Vanguarda (Musical and Pianistic Avante Garde Education), Fernando Corrêa de Oliveira intended to create a method of piano teaching for beginners that would reflect an atonal education and, at the same time, that would take the student to be able to read the score from the first lesson. In fact, the most important characteristic of this method is the use of «static position» which consists in the constancy of one hand position on a particular group of notes, a process that he applied in the didactic work 50 Peças para os 5 Dedos (50 Pieces for the 5 Fingers op. 7). The main objective of this project is to describe, analyze and compare the above method with some teaching models that are being applied in some Portuguese music schools. Based on a compilation of primary sources from Parnassus Archive, including drafts in which the composer wrote down his ideas, it was possible not only rebuild the method of initiation of piano learning that he created but also was possible to fits it in the current educational needs.
description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12271
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Dissertação.pdf15.32 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2