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 Concepção e desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem pessoal baseado em ferramentas WEB 2.0: estudo de caso da plataforma sapo campus
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1221

title: Concepção e desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem pessoal baseado em ferramentas WEB 2.0: estudo de caso da plataforma sapo campus
authors: Abrantes, Bruno
advisors: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Santos, Carlos Manuel das Neves
keywords: Comunicação multimédia
Interacção homem-computador
Internet
Comunidades virtuais
Redes sociais
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo acompanha a conceptualização e desenvolvimento de um Ambiente de Aprendizagem Pessoal baseado em ferramentas Web 2.0. Pretende encontrar resposta para o problema de como integrar o consumo de informação, proveniente de várias fontes e diversa em tipos de conteúdo, numa plataforma destinada a facilitar o processo de aprendizagem. Por forma a compreender o problema apresentado, são explorados conceitos teóricos que orientam a filosofia da Web 2.0. O conceito de Personal Learning Environment torna–se importante ao tentar encontrar uma linha de pensamento que enquadre as funcionalidades e metodologias de trabalho desejadas para a aplicação criada no curso da investigação. O estudo do conceito de consumo de informação, com especial enfoque no seu enquadramento no ambiente vivido hoje em dia na Web, revela–se crucial para compreender como é entendida e consumida a informação nos dias de hoje. São também analisadas e discutidas várias aplicações que compõem o Estado da Arte na área estudada, por forma a compreender quais os conceitos e funcionalidades mais importantes a incorporar na ferramenta desenvolvida. Esta investigação, bem como a aplicação desenvolvida, está enquadrada no projecto SAPO Campus, que pretende criar uma plataforma Web 2.0 de criação, consumo e partilha de conteúdo num contexto educacional. As soluções de design apresentadas como resposta ao problema proposto são postas à prova junto de vários utilizadores reais através da realização de testes de usabilidade, que procuram perceber que áreas da aplicação são problemáticas e quais funcionam do modo previsto. Apesar dos resultados gerais apontarem para uma boa aceitação por parte dos utilizadores testados, foram identificadas áreas na aplicação cujo paradigma de interacção não é claro e, desse modo, são propostas soluções alternativas. Estas soluções, enquadradas numa metodologia de investigação–acção, devem ser implementadas em futuras iterações e novamente testadas junto de um universo de possíveis utilizadores da aplicação. ABSTRACT: The following study encompasses the conceptualization and development of a Personal Learning Environment based on Web 2.0 tools, and aims to answer the question of how to best integrate information consumption tools in a platform designed to facilitate the learning process, keeping in mind that this information originates from various sources and is available in a multitude of formats. In order to understand the problem at hand, this study explores various theoretical concepts which guide the Web 2.0 philosophy. The concept of a Personal Learning Environment comes into focus as the investigation attempts to establish a train of thought which encompasses both the functionality and workflows desired for the resulting application. The concept of information consumption, focussed on how it is done on the Web, becomes crucial in order to understand how information is processed nowadays. An analysis and discussion of various applications which comprise the State of the Art in the field of study aims to comprehend which concepts and features are central to the type of tool the study is based on. This study, as well as its resulting application, are part of a larger project named SAPO Campus. This project aims to develop a Web 2.0. based platform which allows its users to create, consume and share information in an educational setting. The design solutions presented as a response to the proposed problem are put to the test by performing several usability tests with several potential end–users of the product. These tests allow for a better understanding of which areas of the application are problematic and which ones work as intended. Though the general test results indicate a good acceptance rate by tested users, some areas were identified as deeply problematic and as such, alternative solutions are proposed. According to the principle of action research, these proposed changes should be incorporated in future iterations of the application and then tested once more with potential users.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1221
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