Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12196
Title: | Arte e ciência: um encontro por projectos de instalação artística |
Author: | Leite, Hugo Daniel Martins |
Advisor: | Oliveira, Rosa Maria Pinho de Lopes, Maria Manuela Carvalho de Sousa |
Keywords: | Criação artística Vídeo digital - Arte Arte - Investigação Arte - Projectos |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta dissertação procurou promover um encontro consciente entre a prática
artística e conceitos científicos, através da concepção de instalações artísticas.
O desenvolvimento de projectos de experimentação orientou toda a
investigação, tendo sido importante recorrer ao vídeo digital, bem como a
estratégias da instalação da obra produzida em vídeo para implementar os
trabalhos. Respirações é uma instalação com recurso a monitor de vídeo, que
apresenta um conjunto de acções onde foram exploradas possíveis interfaces
para a respiração. Assume-se como um estudo prático, que acentuou a
importância do envolvimento do participante para a concretização da obra.
Reanimação é uma instalação interactiva com projecção de vídeo, som e
interface de sensor. Consiste numa tentativa em reanimar metaforicamente um
cavalo através da pulsação do participante. Eclipse é uma instalação com
recurso a projecção de vídeo e som, e recorre a um suporte em gelo para a
sua concretização. Procura sugerir o fenómeno astronómico do eclipse, assim
como o seu movimento implícito, sem a participação directa do espectador.
Estomascopia é uma instalação interactiva com projecção de vídeo e som, e
interface de microfone. Procura mostrar a modificação sonora e anatómica
produzida na respiração de uma senhora idosa, quando o participante tenta
dialogar com a ela. O encontro com os conceitos explorados (a respiração, a
reanimação, o eclipse, a examinação) é de carácter poético, metafórico e/ou
ambíguo. Desta forma, a estrutura dos projectos procura que a avaliação do
receptor não seja nem imediata nem unívoca, mas comporte uma procura de
sentido que aprofunde a sua recepção. This dissertation tried to promote a conscious encounter between artistic practice and scientific concepts, through the conceiving of artistic installations. The development of experimentation projects conducted all research, having been important to use digital video and video produced work installation strategies to implement the works. Respirações is a video monitor installation presenting a set of actions that explore possible breath interfaces. The project is a practical study that emphasizes the importance of accomplishing the work through the involvement of the participant. Reanimação is a video projection, sound and sensor interface interactive installation, comprising an attempt to metaphorically reanimate a horse, through the heart beat of the participant. Eclipse is video projection and sound installation that is accomplished through an ice projection holder. The piece tries to suggest the astronomic phenomenon of eclipse, and its implicit movement; no direct participation of the viewer is involved. Estomascopia is a video projection, sound and microphone interface interactive installation. This work attempts to present the sound and anatomic modification of a hold lady’s breath when the participant tries to dialog with her. The encounter with the explored concepts (breath, reanimation, eclipse, examination) has a poetic, metaphoric and/or ambiguous character. By doing so, the projects’ structure tries to make not quick or univocal the receptor’s possible evaluation. Instead, the projects comprise of a research sense that promotes the way they are received. |
Description: | Mestrado em Criação Artística Contemporânea |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12196 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.