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 Formatos narrativos audiovisuais para a web: a relevância da segmentação
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1213

title: Formatos narrativos audiovisuais para a web: a relevância da segmentação
authors: Lemos, Vítor Carlos Azevedo
advisors: Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de
Rubio, Fernando Galindo
keywords: Comunicação multimédia
Linguagem audiovisual
Comunicação audiovisual
Produção cinematográfica
Vídeo digital
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Pretende-se, com a presente investigação e decorrente dissertação, perceber de que modo a produção de narrativas audiovisuais, dirigidas para o universo da Web, se deve processar e quais os formatos que melhor comunicam nesse contexto. Tendo como base o projecto Carne p’ra Canhão, série audiovisual pensada para uma difusão no contexto dos novos media, com especial incidência na Web e dispositivos móveis, é objectivo do estudo assimilar quais as principais mutações que o processo de produção audiovisual sofre de modo a que a mensagem seja transmitida em pleno. Inserido no enquadramento teórico do estudo, procura-se perceber as regras instituídas para a produção de narrativas audiovisuais, pensadas para os modos de difusão convencionais, como o cinema e a TV comum. Procura-se, também, compreender o advento da Web e de que forma o vídeo tem proliferado nesse âmbito. Efectua-se, ainda, uma descrição dos padrões de consumo dos utilizadores, no que respeita à pesquisa e visualização de conteúdos audiovisuais na Web. O objectivo é alcançar uma maior compreensão do público para o qual a narrativa audiovisual é dirigida, bem como os seus hábitos de consumo. Assente nos vídeos de Carne p’ra Canhão, o estudo procura dar resposta às premissas a que se propõe, através da realização de testes, com indivíduos que nunca tiveram contacto com o projecto. Estes testes foram apresentados à amostra previamente seleccionada e dividida em 3 grupos, correspondendo a cada grupo, uma versão com diferente duração dos Webisódios 1 e 2 de Carne p’ra Canhão. Posteriormente, recorrendo a um processo de inquérito, procurou-se compreender qual o grupo que apreendeu e reteve a mensagem com maior taxa de sucesso, bem como pretendeu-se perceber os seus hábitos de consumo e as suas preferências durante a experiência. Finalizado o processo de testes, o estudo espera assimilar dados suficientes e demonstrativos de qual o formato ideal de narrativa audiovisual para o contexto da Web, bem como apresentar conclusões que incentivem novos estudos acerca do tema. ABSTRACT: This thesis intends to demonstrate how the production of audiovisual narratives for the web are processed and what kind of formats should be used for better communication. Carne p´ra Canhão, an audiovisual series thought to be broadcasted throughout the new media, with special regard to the Internet and mobile phones is the case study of this investigation. The aim of this study is to show which principal mutations are needed to take place within the process of audiovisual production in way to transmit a message successfully. In the chapter, State of Art, it intends to demonstrate the institutional rules for the production of audiovisual narratives for conventional forms of broadcast, such as cinema and common TV. State of the Art also explains characteristics of the Web and how video can be provided in this field. This thesis also describes the habitual behaviour of the users, with regard to their visualization experience of audiovisual contents within the Web. Using the videos of Carne p´ra Canhão, individuals whom never had contact with the project are asked to participate in a series of tests that will prove or not prove the theory in which this thesis is based on. First, tests were presented to a sample of people who were divided into 3 groups. Each group saw the first two episodes of Carne p´ra Canhão in various narrative formats, each video consisting of different lengths of time. After the visualization of each series, a survey was taken to understand what each group had remembered and understood from the message of each video. In conclusion, the goal was also to gain a better knowledge of their habitual behaviour and preferences during their visualization experience. With the hopes of encouraging new studies regarding this topic, this study intends to provide sufficient dates to demonstrate the ideal format of audiovisual narratives within the context of the Internet.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1213
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UA - Dissertações de mestrado

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