Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12023
Title: As Webquests como ferramenta de trabalho colaborativo e autónomo em Matemática no Ensino Superior
Author: Lemos, Carlota
Pombo, Lúcia
Cabrita, Isabel
Keywords: ensino e aprendizagem da Matemática
trabalho colaborativo
trabalho autónomo
webquests
ensino superior
teaching and learning mathematics
collaborative work
autonomous work
higher education
enseñanza y aprendizaje de las matemáticas
trabajo colaborativo
trabajo autónomo
educación superior
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
Abstract: A sociedade ‘glocal’ da informação, da comunicação e do conhecimento coloca desafios constantes, designadamente, à educação e, em particular, à Matemática, que assume um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade. Paradoxalmente, é uma das áreas que continua votada ao insucesso. Consciente de toda esta problemática, o processo de Bolonha tenta criar as condições para que o Ensino Superior se assuma como parte integrante da sua resolução. Neste contexto, implementou-se uma abordagem didática, em cursos superiores de Engenharia, centrada na exploração colaborativa e autónoma, realizada fora da sala de aula, de webquests que contemplam tarefas diversificadas quanto à sua natureza, no que respeita às Funções trigonométricas inversas e ao Cálculo diferencial e integral. O propósito subjacente à investigação é avaliar o impacto dessa abordagem ao nível de competências transversais e específicas desenvolvidas pelos estudantes, tais como atitudes colaborativas e construção e aplicação de conhecimentos relacionados com os tópicos matemáticos em causa. Para tal, optou-se por um estudo de caso qualitativo, envolvendo cinco grupos de estudantes inscritos na unidade curricular de Matemática. Os dados obtidos, a partir da resolução de tais webquests e das reflexões sobre a atividade e avaliação dos grupos, permitem concluir que trabalhar colaborativa e autonomamente pode promover a motivação e empenho dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências transversais e específicas com impacto positivo ao nível do sucesso na unidade curricular.
The ‘glocal’ information, communication and knowledge society poses constant challenges, in the field education, specially in, to Mathematics, which plays a key role in humanity’s development. Paradoxically, it is one of the areas that still destined to failure. Aware of this problematic, the Bologna process aims to create the conditions to make higher education part of the answer. In this context, we implemented a didactic approach in higher education in Engineering, focused on exploring, outside the classroom, collaboratively and independently, webquests that address diverse tasks of different nature approach of inverse trig functions and calculus differential and integral. The underlying purpose of the investigation is to evaluate the impact of this approach in the development of transversal and specific skills by the students, such as collaborative construction and application of knowledge and attitudes related to mathematical topics. To this end, we opted for a qualitative case study involving five groups of students registered in the course Mathematics. The data obtained from the resolution of such webquests and the reflections about such activity and group evaluation, leads to conclusion that working collaboratively and autonomously can promote motivation and commitment from the students, contributing to the development of transversal and specific skills with positive impact on the level of success.
El ‘glocal’ sociedad de la información, la comunicación y el conocimiento plantea retos constantes, a saber, la educación y, en particular, las matemáticas, que desempeña un papel clave en el desarrollo de la humanidad. Paradójicamente, es una de las áreas que aún condenados al fracaso. Consciente de este problema, el proceso de Bolonia pretende crear las condiciones para que se asume la educación superior como parte de su resolución. En este contexto, habemos implementado un enfoque didáctico en la enseñanza de las funciones trigonométricas inversas y cálculo diferencial y integral en la educación superior en Ingeniería en la prospección, fuera de las aulas, de colaboración e independiente, de webquests que abordan diversas tareas en su enfoque de la naturaleza. El propósito fundamental de la investigación es evaluar el impacto de este enfoque en términos de competencias transversales y específicas desarrolladas por los estudiantes, como las actitudes de colaboración y la construcción y aplicación de los conocimientos relacionados con temas de matemáticas que se trate. Para ello, se optó por un estudio de caso cualitativo que implica cinco grupos de estudiantes inscritos en el curso de Matemática. Los datos obtenidos a partir de la resolución de este tipo de webquests y de las reflexiones acerca de la actividad y la evaluación de los grupos, que permiten trabajar en colaboración y de forma autónoma puede promover la motivación y el compromiso de los estudiantes, lo que contribuye al desarrollo de competencias transversales y específicas con un impacto positivo en el éxito del curso.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/12023
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2696
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.