Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11979
Title: A promoção da capacidade de resolução de problemas através da articulação de contextos de educação formal e não formal de ciências
Author: Nogueira, Sofia
Tenreiro-Vieira, Celina
Cabrita, Isabel
Keywords: Resolução de problemas
Educação não formal
Conexões
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Abstract: A capacidade matemática de resolução de problemas revela-se essencial para enfrentar desafios quotidianos. Porém, a este respeito, alunos portugueses do 1.º CEB evidenciam fragilidades. A exploração de contextos de educação formais vocacionados para as Ciências Físicas e Naturais tem-se revelado promissora na potenciação de capacidades. Por conseguinte, professores demandam recursos didáticos de exploração destes espaços focados em conteúdos curriculares e de programas, no âmbito de visitas de estudo. Contudo, a oferta nestes espaços escasseia e poucos professores os desenvolvem. Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de recursos didáticos orientados para a promoção de capacidades matemáticas de alunos do 1.º CEB, entre elas, a resolução de problemas, através da articulação entre sala de aula e um espaço de educação não formal. Os resultados apontam para que os recursos didáticos potenciaram o desenvolvimento de tais capacidades.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/11979
ISSN: 2183-1793
Publisher Version: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/10
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2014) A promoção da capacidade de resolução de problemas....pdf835.7 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.