Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11960
Title: | O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete |
Author: | Ribeiro, André da Silva |
Advisor: | Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro |
Keywords: | Educação musical - Teses de mestrado Técnicas pedagógicas Música para trompete Planos de estudo Trompete - Aprendizagem Estratégias de aprendizagem - Sebentas |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe avaliar o impacto da implementação de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da Trompete. Após uma análise da literatura e da observação no terreno, resultou a hipótese de
utilização de uma sebenta, que acabou por ser aplicada numa experiência com os alunos, num período letivo.
Com a análise dos estudos implementados e discutidos, e através das respostas dadas no questionário dos professores de Trompete, criou-se o esboço da sebenta, a qual os alunos utilizaram ao longo de um período letivo.
A sebenta foca as cinco áreas específicas da aprendizagem da Trompete: o som, a flexibilidade, o registo, a técnica e a articulação.
Com a implementação da sebenta, verificou-se uma melhor organização do estudo da Trompete, e consequentemente, uma melhoria dos seus resultados performativos, por parte dos alunos. This study proposes to evaluate the impact of implementing a notebook as a educational tool in the study of the Trumpet. After a review of literature and field observation, resulting the possibility of using a notebook, which turn out to be applied in an experiment with students in a semester. With the analysis of the studies discussed and implemented, and through the answers given in the questionnaire teachers Trumpet, created the outline of notebook, used over a semester. The notebook focuses on five particular areas of learning Trumpet, like the sound, flexibility, register, technique and articulation. With the implementation of notebook, there was a better organization of the Trumpet study, and consequently, an improvement in its performatives results, by students. |
Description: | Mestrado em Ensino da Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11960 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.