DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1194

title: As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?
authors: Lucas, Ana Paula Gomes dos Santos
advisors: Oliveira, Rosa Maria Pinho de
keywords: Educação artística
Ensino multimédia
Ensino secundário
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente dissertação apresenta um trajecto de investigação desenvolvido em cumprimento do requerido para a conclusão do Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Foi desenvolvido em duas fases distintas: num primeiro momento, procedeu-se ao estudo das mudanças geradas pelo avanço das Novas Tecnologias em contexto escolar, que incidiu principalmente na utilização das novas disciplinas das Tecnologias da Informação e Comunicação, na utilização da Internet, nos audiovisuais, nas aulas expositivas com quadros interactivos (Smartboards), nas máquinas digitais e nas máquinas de filmagem e de som, e à análise das consequentes alterações de conceitos educacionais. Este primeiro momento de investigação serviu de base para o desenvolvimento do segundo, que decorreu no Colégio de São Miguel, em Fátima, com duas turmas de alunos do Secundário, do Curso Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, no Clube de Criação Artística e Contemporânea e nas disciplinas de Design de Comunicação, Design Industrial, Desenho e Pintura e Cerâmica/Escultura. Deste modo, os alunos começaram por criar um projecto artístico com Fotomontagens e Instalações Artísticas. No segundo projecto artístico, foram realizados Videogramas, em que os alunos produziram pequenos documentários sobre o Curso Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura. Para a recolha de dados recorreu-se a vários instrumentos, nomeadamente: questionários (administrativos a alunos e professores), reflexões escritas e recolha fotográfica de projectos artísticos desenvolvidos com os alunos, onde foram observadas todas as fases dos trabalhos e devidamente registadas as dificuldades que eventualmente possam ter até ao produto final, que terminou com a apresentação dos trabalhos à comunidade escolar e também no site da escola para divulgação e posterior recolha de opiniões de outros alunos. A apresentação dos trabalhos realizados à Comunidade Escolar foi um enriquecimento ao nível de toda a Escola. ABSTRACT: The current dissertation reflects an investigation path developed to fulfil the requirements to the conclusion of the Masters Degree on Contemporaneous Artistic Creation. To its development, two stages were considered: firstly a study was carried out concerning the changes brought about by the advance of New Technologies in the school context, which focussed mostly on the new subjects of Communication and Information Technologies, the use of internet, audiovisuals, smartboards, digital cameras, video and sound recorders and the analysis of the resultant changes as far as educational concepts are concerned. The first stage of the investigation was the basis for the second, which occurred at Colégio de S. Miguel, in Fátima, with two advanced classes studying Design, Ceramics and Sculpture, a Contemporaneous Artistic Creation Club and during the classes of Design, Drawing, Painting and Ceramics/Sculpture. Accordingly, the students started by creating an artistic project using Photomontage and Installation Art. In the second artistic project, videograms were made in which students created short documentaries about the course in Design, Ceramics and Sculpture. Several instruments were used to collect data, namely: questionnaires (to teachers and students), written essays and the gathering of photographies of artistic projects developed with students. All stages of the project were observed and eventual difficulties registered. The final projects were presented to the school community and also made public on the school website so that other students could express their opinion. The presentation was, indeed, enriching to the school community.
description: Mestrado em Criação Artística Contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/1194
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010000329.pdf10.51 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2