DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Criação de uma biblioteca 2.0 para o Formare LMS
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1189

title: Criação de uma biblioteca 2.0 para o Formare LMS
authors: Ferreirinha, Marta de Sousa
advisors: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Santos, Arnaldo Manuel Pinto dos
keywords: Comunicação multimédia
E-learning
Bibliotecas digitais
B-learning
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo pretende apurar quais as expectativas dos clientes do Formare® LMS quanto à remodelação da actual biblioteca digital da plataforma. Esta remodelação pretende aproximar a presente biblioteca digital de uma biblioteca 2.0, que integre componentes baseadas nos ideais projectados pelo conceito Web 2.0. Pretende ainda compreender quais as ferramentas e funcionalidades mais adequadas para esta nova biblioteca digital, no caso da educação a distância em contexto empresarial. Esta investigação foi feita em contexto empresarial na PT Inovação, SA, uma empresa que desenvolve e comercializa uma plataforma de educação a distância, o Formare® LMS. Para tentar atingir os objectivos propostos, foi feito um levantamento do estado da arte neste contexto, de maneira a compreender os conceitos fulcrais da área em causa, como Web 2.0, biblioteca digital e educação a distância. Foram recolhidas as opiniões de cinco clientes da plataforma Formare® LMS, de forma a facilitar a compreensão da sua utilização da biblioteca digital actual e das suas necessidades e expectativas quanto a uma eventual nova biblioteca. Foram também elaborados esboços de interfaces para a nova biblioteca, de maneira a recolher opiniões por parte dos clientes. A partir destes dados, foi desenhado um protótipo de uma nova biblioteca digital, que foi conceptualizado e implementado em diferentes fases de acordo com as sugestões recolhidas, tanto dos clientes como da empresa fornecedora da plataforma. A análise dos resultados obtidos aponta para um leque variado de expectativas, sendo que os clientes envolvidos no estudo se encontram em diferentes sectores do mercado. Alguns encontram-se preparados para uma biblioteca 2.0 no contexto da sua formação profissional, enquanto outros claramente ainda não. Alguns dos entrevistados não utilizam de todo a actual biblioteca digital, por não se consideram ainda numa fase onde este tipo de ferramenta leve a benefícios no seu processo formativo. Ao longo do desenvolvimento do protótipo, todas estas opiniões foram tomadas em conta, de maneira a tentar criar algo que integrasse as principais funcionalidades identificadas como estando em falta. Em conclusão, a actual biblioteca digital do Formare® LMS não cumpre as necessidades dos clientes que a utilizam, e deve ser alterada de maneira a tornar-se mais aliciante e próxima das necessidades formativas de hoje. É possível que tais alterações possam atrair os que ainda não utilizam a biblioteca digital, levando-os a experimentá-la e a começar a integrá-la nas suas metodologias de ensino a distância. ABSTRACT: This study aims to contribute to the understanding of the expectations of Formare® LMS's users concerning the remodelling of the platformʼs current digital library. This renovation aims to bring the present digital library closer to a library 2.0, a library that includes features based on the Web 2.0 concept. The study also intends to help comprehend which tools and features are more adequate for this new digital library, in the context of distance education in profession training. This investigation was carried out in a company-based context, at PT Inovação, SA, the company that produces and supplies the Formare® LMS platform. In order to accomplish the planned goals, research was done to understand key concepts like Web 2.0, digital library and distance education, and also to understand the state of the art in this area. Opinions of five of Formare®'s clients were collected, in order to aid the understanding of their use of the present digital library, and of their needs and expectations towards a new one. Sketches of possible interfaces for the new library were also shown to these clients, and based on their feedback, a prototype was conceptualized and implemented. The opinions of the company as a supplier of the platform were also taken into account during this process. The analysis of the results gathered point towards a large variation in the needs and expectations of those inquired, seeing as the clients who participated in the study belonged to different sectors of the market. This being, some of them are ready to use a library 2.0 in their training context, whilst others are clearly not yet in that situation. Some of those interviewed do not even use the current digital library, as they think they are not at a phase where it is useful enough to include in their training methodologies. During the development of the prototype, all the opinions gathered had to be taken into account, in order to attempt to create something that includes the main features identified as missing. In conclusion, the present digital library of the Formare® LMS platform does not meet the needs of those who actually use it, and must be changed in order to become more engaging and to keep up with today's educational needs. Perhaps these changes will entice those who do not yet make use of the digital library to experiment with it and begin using it as part of their distance education processes.
description: Mestrado em Comunicação multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1189
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2010000291.pdf4.53 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2