DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 A transposição da narrativa da performance ao audiovisual
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1186

title: A transposição da narrativa da performance ao audiovisual
authors: Trovisco, Flávia Isabel Santos
advisors: Valente, António Manuel Dias Costa
keywords: Comunicação multimédia
Teatro
Artes performativas
Materiais audiovisuais
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho propõe-se fazer um estudo comparativo de duas obras: À Espera de Godot, de Samuel Beckett, e A Espera, de Helena Botto. A segunda consiste numa performance adaptada da primeira. Ambas se inserem numa tipologia de teatro designado Teatro do Absurdo e como tal, torna-se necessário fazer uma contextualização e análise do mesmo. Sendo a performance de Helena Botto uma adaptação da referida obra de Beckett, este trabalho contempla uma secção dedicada ao estudo deste fenómeno, destacando a questão da fidelidade à obra adaptada. Numa segunda fase, este trabalho procura estudar a transposição da performance de Helena Botto para filme, bem como, a possibilidade de um público específico fazer a visualização do mesmo de forma interactiva, mais concretamente segundo uma ordem cronológica diferente da original. ABSTRACT: The following work proposes a comparative study of two plays: Waiting for Godot, by Samuel Beckett, and A Espera, by Helena Botto. The latter consists of a performance adapted from the former play. Both are encompassed by the theatrical concept of The Theatre of the Absurd and, as such, the need arises to contextualize and analyze this concept. Due to the fact that the work of Helena Botto is an adaptation of Beckett’s, this study includes a section dedicated to the understanding of this phenomenon, questioning whether or not the adapted work is faithful to its original rendition. Following this first phase, this work aims to study the transposition of Helena Botto’s performance into film, as well as the possibility of an interactive visualization by a given audience, using a different chronological timeline than the original work.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1186
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010000221.pdf1.21 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2