Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11826
Title: | Análise da viabilidade económico-financeira de um StudyBar |
Author: | Teixeira, Mariana Brito Mota |
Advisor: | Mota, Jorge Humberto Fernandes Moreira, António Carrizo |
Keywords: | Gestão Bares Investimentos Clientes - Alunos |
Defense Date: | 26-Jun-2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma ideia de negócio,
inserido no setor da restauração, que consiste em promover um espaço com
um ambiente intimista e familiar, de modo aliar estudo e consumo. Este
negócio denominar-se-á de StudyBar. Esta ideia é potencializada por uma
lacuna observada no mercado, através de uma avaliação dos hábitos de
estudo dos estudantes da Universidade de Aveiro e de uma recolha de
informação junto dos potenciais concorrentes mais diretos. Neste trabalho
foram analisados dados estatísticos, para análise PESTAL e análise setorial,
foram realizadas visitas in loco e auscultados, através da Matriz
Produto/serviço-Concorrente, cerca de 40 estabelecimentos de bebidas, para
análise da concorrência e foram, ainda, inquiridos 132 estudantes
universitários através de um questionário online, para análise de potenciais
clientes. Numa fase posterior, numa análise económico-financeira, definiu-se
concretamente os recursos necessários, riscos e benefícios à exploração do
negócio, através do contacto direto com diversos stakeholders.
A análise ao nível da clientela permite concluir que se deveria promover um
espaço que possibilite uma maior concentração e empenho no estudo através
um ambiente propício a essa tarefa, e simultaneamente desfrutem de outras
atividades. Da avaliação concorrencial verifica-se que a atual oferta está
desalinhada com a procura. A avaliação do ponto de vista económicofinanceiro
aponta de decisão de investir. The objective of this paper is to develop a business idea, in the restaurant industry, which consists in promoting an intimate and familiar space, in order to ally study and consume. This business will be denominated StudyBar. This idea rises from a market’s gap, observed through: a survey applied to the Aveiro University students about their studying habits; and, information gathered from direct competitors. In order to perform a PESTEL and sector analysis it was analyzed documental statistical data. Additionally, it were conducted, in loco, visits to approximately 40 beverage establishments to carry out a competition analysis, using the Product/Service-Competitor Matrix, and it was also performed a survey to 132 college students, through an online questionnaire, in order to present an analysis of the potential customers. Subsequently, it were defined the necessary resources, risks and benefits of exploiting this business, through direct contact with the different stakeholders, and it was also performed a project evaluation analysis. The customers’ analysis suggests that it should be promoted a space which allows students to study while enjoying other activities. The competitive level, it can also be concluded that it is possible to explore this market opportunity. The investment decision should be to invest. |
Description: | Mestrado em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11826 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 3.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.