Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11822
Title: | A educação intercultural na aula de línguas: partilha de experiências |
Author: | Bastos, Mónica Sofia de Almeida Abreu, Maria Albertina Almeida, Corália Assunção, Luísa Baptista, Emília Bento, Lucinda Matos, Maria Soledade Rita, Alda |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | No seio de sociedades cada vez mais plurilingues e multiculturais, coloca-se à escola o desafio de cultivar uma compreensão mútua, promotora de relações de cooperação entre os diversos cidadãos, no sentido de os preparar para participar no diálogo intercultural, leit-motiv que a Comissão Europeia definiu para o ano de 2008. Dadas as características do objecto de ensino/aprendizagem das disciplinas de línguas, este assume-se como um local privilegiado para a preparação dos alunos para esta realidade. Aliás, as actuais políticas educativas nacionais e europeias apontam para uma mudança nas finalidades do ensino das línguas, no sentido de fomentar, nos alunos, o desenvolvimento de competências plurilingues e interculturais. Mas, para que estas competências sejam trabalhadas em contexto escolar, nomeadamente nas práticas curriculares das disciplinas de línguas, importa que os contextos e sistemas de formação de professores tenham em conta, entre outros aspectos, os pressupostos de uma Didáctica da Intercompreensão e do Plurilinguismo. Neste Atelier, num primeiro momento, apresentaremos sucintamente os princípios estratégicos de formação, as etapas e as actividades propostas no âmbito da oficina de formação “O Professor de Línguas Intercultural: do mundo virtual ao contexto escolar do mundo virtual ao contexto escolar” , concebida dentro dos pressupostos didácticos atrás referidos e dinamizada no primeiro semestre de 2007, com um grupo de 7 professoras do concelho de Águeda (Aveiro). Uma vez que um dos eixos motrizes desta oficina de formação prendeu-se com desenvolvimento colaborativo de projectos de acção pensados dentro dos pressupostos da perspectiva didáctica atrás mencionada, num segundo momento, os professores/formandos apresentarão os projectos de acção que planificaram, implementaram e avaliaram, partilhando as actividades propostas, os materiais utilizados e o feedback dos seus alunos. Por fim, reflectir-se-á acerca das possibilidades e constrangimentos da adopção de uma abordagem escolar das línguas orientada segundo os princípios de uma Didáctica da Intercompreensão e do Plurilinguismo. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11822 |
ISBN: | 978-972-789-253-2 |
Publisher Version: | https://www.ua.pt/de/PageText.aspx?id=6808 |
Appears in Collections: | DEP - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Oficina.pdf | 347.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.