DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1180

title: Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português
authors: Pereira, Leonardo Filipe Ferreira
advisors: Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de
Raposo, Rui
keywords: Comunicação multimédia
Sistemas de comunicação móveis
Gráficos por computador
Televisão
Telefones celulares
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A problemática da presente dissertação surgiu da percepção do facto da Mobile TV, enquanto novo contexto de Televisão, ser um dos emergentes terrenos de aplicação dos Motion Graphics. Tal como todos os novos meios e suportes de comunicação, também o serviço de Mobile TV possui especificidades e características que, a bem da sua correcta utilização e eficácia da comunicação, denunciam a necessidade de um estudo e conhecimento prévios dessas mesmas especificidades. O mesmo acontece na aplicação dos Motion Graphics à Mobile TV. Neste sentido, começa-se por identificar e enquadrar teoricamente as duas esferas de conhecimento envolvidas na questão de investigação, ou seja, Mobile TV e Motion Graphics. Neste contexto, exploram-se e identificam-se os vários conceitos e problemáticas associados a estas duas dimensões. De seguida, a partir de uma revisão bibliográfica e do contacto com profissionais que actuam no mercado da Mobile TV e, também, dos Motion Graphics, identificam-se e estudam-se as limitações e especificidades do serviço de Mobile TV. É dado especial relevo às limitações e especificidades que, na dimensão tecnológica, física e de consumo do serviço, no contexto nacional (Portugal), interferem com a configuração formal e visual dos Motion Graphics. Estudam-se também os efeitos negativos que as referidas especificidades imprimem sobre os Motion Graphics e propõem-se novas práticas ou estratégias de actuação que ajudem a contornar as dificuldades impostas aos Motion Graphics pelo novo suporte. Com a presente investigação, pretende-se, portanto, contribuir para a consciencialização dos Motion Designers relativamente às diferenças entre produzir Motion Graphics para TV tradicional e para Mobile TV. Neste contexto, e ao longo desta dissertação, propõem-se um conjunto de princípios orientadores de design para a produção de Motion Graphics optimizados para o suporte Mobile. ABSTRACT: The present dissertation’s problematic arose from the perception that Mobile TV, as a new Television context, is one of the new and forthcoming application fields for Motion Graphics. Such as all new Communication Media, Mobile TV has its own technical background and features that have to be previously studied, in order to be correctly and efficiently used as a Communication tool. The same applies to Motion Graphics for Mobile TV. Therefore, we start by identifying and framing the Motion Graphics and Mobile TV’s theoretical background. The several concepts and problematic that these two knowledge dimensions embody are then identified and explored. After a bibliographic review and having interviewed several Mobile TV and Motion Graphics producers, we identify and study Mobile TV’s limitations and features. A special attention is given to the Portuguese Mobile TV’s limitations and features that, in their technological, physical and consumption perspective interfere with formal and visual configuration of Motion Graphics. The negative effects that the mentioned limitations bring to Motion Graphics are also studied. Therefore, new strategies and solutions are proposed in order to overcome the obstacles that this new media imposes to Motion Designers. This investigation seeks to bring a contribution to Motion Designers awareness of the differences between traditional Motion Graphics production and Motion Graphics for Mobile TV production. Hence, this document proposes a set of Design Guide Line Principles applied to Motion Graphics for Mobile TV.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia - Audiovisuais
URI: http://hdl.handle.net/10773/1180
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009001343.pdf10.42 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2