DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Uma aproximação à estética da obra para piano de Clotilde Rosa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1167

title: Uma aproximação à estética da obra para piano de Clotilde Rosa
authors: Kaasa, Anne
advisors: Rosa, António Manuel Chagas
keywords: Música portuguesa
Pós-modernismo
Música para piano
Análise musical
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho consiste num estudo e enquadramento estético da globalidade da obra para piano de Clotilde Rosa, nascida em 1930. Inclui uma abordagem teórica às correntes estéticas da vanguarda e do pósmodernismo, com as quais a sua actividade de criadora se relaciona, e um esboço biográfico onde se reúnem dados sobre o seu percurso musical e a sua presença como harpista e compositora no panorama musical português, nomeadamente como colaboradora de Jorge Peixinho e membro fundador do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. A parte central da dissertação foi dedicada às suas onze composições para piano, compostas entre 1979 e 2007. Apresenta uma contextualização estética da obra e uma definição das características mais significativas da linguagem, seguidas de um estudo individual de cada obra incluindo análises. ABSTRACT: The present work consists of a study and esthetical framing of the complete piano works of Clotilde Rosa, born in 1930. It includes a theoretical background support on the esthetical currents of avant garde and post-modernism to which her creative activity relates, and a biographical sketch in which various informations about her musical trajectory and her presence in the Portuguese musical life are gathered, in particular as a collaborator of Jorge Peixinho and a founding member of the Lisbon Ensemble of Contemporary Music (Grupo de Música Contemporânea de Lisboa). The central part of the dissertation is dedicated to her eleven piano pieces, written between 1979 and 2007. It presents an esthetical approach to these compositions and a definition of the most important characteristics of the musical language, followed by an individual study of each work including analysis.
description: Mestrado em Musica
URI: http://hdl.handle.net/10773/1167
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009001046.pdf16.59 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2