DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1150

title: Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
authors: Canuto, Louisette Crescência Évora Lima
advisors: Ramos, Fernando
keywords: Ensino à distância
Formação contínua
Censos de formação de professores
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta dissertação provém de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade de se aperfeiçoar a organização de novos cursos de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico em modalidade de formação b- Learning, suportada na componente a distância principalmente por sessões radiofónicas. A educação a distância cada vez mais é considerada como uma alternativa e/ou um complemento forte e credível aos modelos do ensino presencial. A utilização das novas tecnologias no ensino a distância constitui uma via indiscutivelmente promissora para o nosso país, Cabo Verde. O presente trabalho propõe divulgar a utilização da modalidade da Educação a Distância em Cabo Verde como forma de romper as barreiras geográficas entre os centros de excelência educacional e os professores que residem em zonas isoladas. Adoptando uma metodologia de estudo de caso e através de questionários e recolha de informação documental esta dissertação apresenta e analisa a concepção e o desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação contínua a distância (FCaD) Os subsídios recolhidos ao longo deste estudo, apresentados nesta dissertação, referentes à implementação de um curso de Educação a Distância (EaD) com componentes presenciais contribuirão assim para enfatizar que a EaD permite “arranjos” diferenciados conforme os processos educativos e contribui também para tornar a educação acessível a todos os (as) professores (as) que vivem no nosso país, independentemente da localização geográfica. ABSTRACT: This dissertation is the result from several different reflections about Distance Education: concepts, theories and technologies of support; they were the starting point to study the viability to adopt Distance Education as basis for new approaches to continuous training of professors, namely to support the distance component on a blended-learning model. The use of new technologies in Distance Education, unquestionable constitutes a promising way for our country, Cape Verde. The present work is also a contribution to promote Distance Education in Cap Verde as a form to overcome the geographic barriers between the educational institutions and the professors who inhabit in isolated zones. In this research, the case study methodology was adopted based on questionnaires and several documental sources of relevant information, to present and analyse the conceptualisation and contents development for a distance-training course for professors from the basic level. The subsidies collected throughout this study, and presented in this dissertation, emphasize the opinion that Distance Education allows differentiated “arrangements”, contributing to enhance the access to training to all the professors living in our country, independently of their geographic location.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1150
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008001869.pdf1.34 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2