Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11464
Title: | Racionalização do planeamento operacional na MGC Transportes |
Author: | Sá, Fernando Manuel Lemos de |
Advisor: | Ferreira, José António de Vasconcelos |
Keywords: | Gestão industrial Transportes: Planeamento Transportes públicos |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente projeto aborda o problema do planeamento operacional de
transporte coletivo urbano numa empresa privada de média dimensão, a MGC
Transportes. Dado o baixo poder de compra dos consumidores e a diminuta
capacidade das empresas para o investimento, reforça-se a necessidade de
reduzir custos e é nesse contexto que surge o trabalho realizado.
As empresas transportadoras procuram, mais do que nunca, garantir a
utilização eficiente de recursos como fonte de vantagem competitiva. O
principal objetivo passa por, mantendo a mesma oferta, redesenhar com o
auxílio de software especializado o serviço de viaturas e motoristas, na procura
de soluções mais económicas do que as atuais.
Trata-se de um problema complexo, apesar de bem conhecido, cuja resolução
envolve frequentemente uma elevada dose de experimentação, no sentido de
observar o comportamento do sistema face a cenários alternativos.
Em relação ao que é praticado atualmente, a principal melhoria resulta da
alocação adequada dos tipos de contrato aos serviços de tripulante, elevando
o tempo efetivo de condução relativamente ao tempo que é pago, no sentido
de minimizar os custos para a empresa. Os resultados positivos resultam
também de um melhor aproveitamento da atividade das viaturas e da redução
dos seus percursos em vazio.
Foram alcançadas soluções vantajosas (poupanças até 6,3% dos custos
operacionais variáveis) para vários cenários possíveis: sem rendição, com
rendição parcial (só nas linhas da operação Andante) e com rendição total.
Para todas elas são descritos os custos associados e são efetuadas
comparações. This project concerns the operational planning of urban mass transit in a medium-sized private company, MGC Transportes. The consumers’ loss of purchasing power and the companies’ lower ability to invest reinforce the need to reduce costs. The work done arises in this context. Transporting companies seek, more than ever, to ensure the efficient use of resources as a source of competitive advantage. The main objective is to, maintaining the same supply, reorganize the vehicle and crew scheduling with specialized software assistance, seeking for more economical solutions than the ones in practice nowadays. Although well-known, it’s a complex problem in which the resolution involves high volume of experimentation in order to analyze the system behavior under alternative scenarios. Compared with the current company practice, the main improvement consists in the proper allocation of contracts to the bus driver’s duties by increasing the effective driving time in relation to the time that is paid, in order to minimize the costs. The positive results are also achieved with a better vehicle utilization and a reduction in their non-productive journeys. Beneficial solutions were achieved (savings up to 6,3% of the operational variable costs) for many possible scenarios: no crew exchange, partial crew exchange (only in Andante lines) and total crew exchange. The associated costs are described for every built solution and also its comparisons with the actual practice. |
Description: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11464 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.