Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11366
Title: | Os dispositivos móveis no apoio a visitas a museus : um estudo da participação através dos dispositivos móveis no apoio à informação e comunicação em |
Author: | Pereira, Pedro Miguel dos Santos Beça |
Advisor: | Raposo, Rui Manuel de Assunção |
Keywords: | Comunicações digitais Turismo Sistemas multimédia Museus - Guias |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O trabalho de investigação aqui apresentado carateriza e propõe possíveis
soluções para algumas das condicionantes associadas à utilização de
sistemas de m-Tourism em visitas a museus, relacionadas com mecanismos
de disponibilização de conteúdos multimédia e com o acesso e partilha de
informação entre visitantes.
O estudo empírico parte da realização de entrevistas a profissionais da área do
turismo e museus e da aplicação de um questionário a visitantes de museus,
para melhor compreender as relações entre as instituições de turismo e os
turistas com a internet, Web 2.0 e dispositivos móveis e para caraterizar o
cenário atual de utilização destas tecnologias pelos visitantes de museus, bem
como de serviços de m-Tourism.
A utilização destes instrumentos contribuiu também para o desenvolvimento de
um protótipo que concretizasse o conceito de m-Tourism 2.0, o qual
estabelece como um dos seus pilares a necessidade de soluções que
permitam aos turistas comunicar o que estão a sentir e vivenciar, em qualquer
momento da experiência turística, e partilhar essas informações com alguém.
Os resultados revelam que um número reduzido de visitantes está envolvido
em atividades de partilha de conteúdos e alguma vez utilizou sistemas móveis
de apoio a visitas a museus, embora a utilização destes sistemas seja
reconhecida como sendo uma mais-valia nesse tipo de visita. Verifica-se,
ainda, que há alguma predisposição para os visitantes partilharem comentários
e exprimirem as suas preferências, bem como para aceder às informações
partilhadas por outros visitantes, em sistemas de m-Tourism. A investigação
realizada permite ainda concluir que o protótipo desenvolvido potencia uma
melhoria da experiência turística, revelando-se um sistema adequado para a
disponibilização de conteúdos multimédia complementares à informação já
existente no museu e para a criação de novas dinâmicas de acesso à
informação e de comunicação entre os visitantes. The research presented here aims to characterize and propose possible solutions to some of the limitations associated with the use of m-Tourism systems in museum visits, related with multimedia content delivery mechanisms and with information access and share among visitors. The empirical part begins with interviews to tourism and museum professionals, followed by a questionnaire to museum visitors, to better understand the relationships between the institutions of tourism and tourists, on the one hand, and the internet, Web 2.0 and mobile devices, on the other hand, and to characterize the current scenario regarding the use of these technologies by museum visitors, as well of m-Tourism services. The use of these instruments also contributed to the development of a prototype that materializes the m-Tourism 2.0 concept, which is based on the need for solutions that enable tourists to communicate what they are feeling and experiencing, at any given moment during the tourism experience, and to share that information with someone. The results show that a small number of visitors are involved in content sharing activities and have, at some point, used mobile systems to support museum visits, although the use of these systems is recognized as an added value in this type of visit. It also seems that there is some predisposition for visitors to share comments and express their preferences in m-Tourism systems, as well as to access information shared by others. The research also allows to conclude that the prototype leads to an improvement of the tourism experience, revealing to be a suitable system for the delivery of multimedia contents that complement the existing information in the museum and for the creation of new dynamics of access to information and communication between visitors. |
Description: | Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11366 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.