Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11291
Title: O artista pelo artista na voz do próprio
Author: Lima, Francisco Miguel Seixas Riobom de Cardoso
Advisor: Mota, João
Keywords: Arte
Artistas
Criação artística
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este doutoramento em Estudos de Arte centra-se no artista plástico, em Portugal, hoje. De acordo com o seu carácter projectual, estrutura-se em dois vectores distintos, ainda que relacionados entre si e devedores um do outro: -Um corpo prático, assente na prática artística de atelier e dando continuidade ao percurso artístico autoral próprio (conducente à série de imagens fotográficas “Prática Artística Enquanto Ferramenta de Higiene Pessoal”); -Um eixo reflexivo, construído a partir da análise qualitativa do conteúdo de um conjunto de entrevistas presenciais realizadas a artistas plásticos portugueses (conducente ao manifesto artístico “O Artista pelo Artista”). Neste sentido, este estudo vai ao encontro de vinte e seis artistas plásticos contemporâneos portugueses reunidos numa amostra seleccionada pelo crítico de arte Miguel von Hafe Pérez. A saber: Alberto Carneiro, André Cepeda, André Gonçalves, Ângela Ferreira, António Olaio, Carla Cruz, Carla Filipe, Cristina Mateus, Daniel Blaufuks, Eduardo Batarda, Fernando José Pereira, Francisco Queirós, Gerardo Burmester, Joana Vasconcelos, João Pedro Vale, João Tabarra, José de Guimarães, Mafalda Santos, Marta de Menezes, Miguel Leal, Miguel Palma, Paulo Mendes, Pedro Calapez, Pedro Proença, Rui Chafes e Zulmiro de Carvalho. O documento que reúne o conjunto das entrevistas realizadas, anexo a esta investigação, distancia-se do discurso utilizado nas retóricas das narrativas históricas, teóricas ou críticas. Aqui, procuram-se as palavras dos criadores, sem mais. Decorrente do percurso metodológico que orientou a análise qualitativa do conteúdo, este estudo propõe o manifesto artístico "O Artista pelo Artista" enquanto resultado do exercício de investigação. Ainda, este trabalho apresenta a série de imagens fotográficas “Prática Artística Enquanto Ferramenta de Higiene Pessoal” como projecto-tese centrado no movimento que guiou todo o processo investigativo: da reflexão sobre o outro (e sobre as suas palavras) para a reflexão sobre o próprio (e sobre a sua intimidade). Através das vinte e seis entrevistas, do manifesto “O Artista pelo Artista” e da série de imagens “Prática Artística Enquanto Ferramenta de Higiene Pessoal”, esta investigação devolve a palavra aos próprios artistas, a todos os outros operadores da esfera artística e ao público interessado em conhecer o criador apresentado por si próprio, sem mediadores, num acto sincero, franco e generoso.
This PhD in Visual Arts focuses on the artist in Portugal, today. It is divided into two sections , though interrelated and debtors of each other: -A practical-section is based on the author's own journey in pursuing his artistic path; -A theoretical-section supported by the qualitative analysis of a set of twentysix interviews made to Portuguese artists selected by the art critic Miguel von Hafe Pérez. Namely: Alberto Carneiro, André Cepeda, André Gonçalves, Ângela Ferreira, António Olaio, Carla Cruz, Carla Filipe, Cristina Mateus, Daniel Blaufuks, Eduardo Batarda, Fernando José Pereira, Francisco Queirós, Gerardo Burmester, Joana Vasconcelos, João Pedro Vale, João Tabarra, José de Guimarães, Mafalda Santos, Marta de Menezes, Miguel Leal, Miguel Palma, Paulo Mendes, Pedro Calapez, Pedro Proença, Rui Chafes e Zulmiro de Carvalho. The contents of the document that brings together all the interviews (annex of this thesis) distances itself from the speeches used by academics in art history, art theory or art criticism. In this annex it is given access to the artists words as they emerged, or in some cases, moved by clarification, the principal researcher had to produce an interpretation of those words. This interpretation, as well as the text transcribed of the interviews, was diligently submitted for validation to the artists themselves for preventing unvoluntary misinterpretations or misuses of their own words. Arising from the methodological approach that guided the qualitative content analysis, this study proposes the art manifesto "The Artist by the Artist" as a result of the argument achieved in this research. Moreover, this study presents the photographic images series "Artistic Practice as Personal Hygiene Tool" as a project-thesis focused on the process: from the reflection on others (and their words) to the reflection on the self (and his intimacy). The twenty-six interviews, the manifesto "The Artist by the Artist" and the series of images "Artistic Practice as Personal Hygiene Tool" are the results of this study, which reciprocates the word of the artists to the artists themselves, to all other players in the art world and to the public interested to know the artist presented by him/herself, as a sincere, straightforward and generous act.
Description: Doutoramento em Estudos de Arte
URI: http://hdl.handle.net/10773/11291
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7666.pdf187.15 MBAdobe PDFView/Open
O_Artista_pelo_Artista-Anexos.pdfAnexos3.76 MBAdobe PDFView/Open
O_Artista_pelo_Artista-Prática_Artística.pdf182 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.