DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1128

title: Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse
authors: Bento, Pedro Manuel Branco dos Santos
advisors: Soveral, Isabel Maria Machado Abranches
keywords: Música
Música electroacústica
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O compositor Edgard Varèse (1883-1966) apregoou com frequência a necessidade de aproveitar, no domínio da criação e da investigação musical, dos recursos que surgiram com o desenvolvimento da electrónica. No entanto, apenas no final da sua vida teve acesso a esses recursos, ao ser convidado para compor a obra Poème Electronique para o Pavilhão Philips da Exposição Universal de Bruxelas (1958). A presente investigação teve com o objectivo reunir elementos de contextualização, factual e cronologicamente definidos, que permitam avaliar a articulação entre os progressos tecnológicos ao nível da electroacústica e dos instrumentos musicais electrónicos e os objectivos estéticos de Varèse, tomando como caso exemplar a realização material do Poème Electronique e reavaliando a m edida em que esta obra é um produto do seu tempo. ABSTRACT: Composer Edgard Varèse (1883-1966) often heralded the need to apply the resources that emerged along with the development of electronics, in the context of music creation and research. However, only towards the end of his life did he obtain access to such resources, as he was invited to compose Poème Electronique for the Philips Pavillion at the 1958 Brussels W orld Fair. This research aims to collect context elem ents, well defined as fac ts and in time, in order to evaluate the interconnections between technological progress in electroacoustics and electronic m usical instruments and the aesthetic purposes of Varèse, taking Poème Electronique’s material realization as a case study and reassessing the way this work is a product of its own time.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1128
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2005001706.pdf6.02 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2