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 As linguagens na construção e desenvolvimento da relação pedagógico-educativa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1125

title: As linguagens na construção e desenvolvimento da relação pedagógico-educativa
authors: Gomes, Rosalina de Sousa
advisors: Fernandes, Evaristo Vicente
keywords: Ciências da Educação
Relações professor-aluno
Discurso pedagógico
Comunicação na aula
Técnicas da aula
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho é o resultado de uma Investigação- Acção/Reflexão-Participativa sobre as linguagens que poderão contribuir para uma interacção pedagógica construtiva e educativa. A procura das competências que permitirão aceder a esta finalidade, levou à análise da herança cultural baseada na fragmentação do ser e dos conhecimentos, perspectivando-se edificar a unicidade. O percurso percorrido implicou tempo de formação interdisciplinar, tempo de participação activa em diversas áreas, directa ou indirectamente ligadas com esta investigação, tempo de observação videogravada de aulas, tempo para as Acções e tempo para a reflexão/redacção. Após leitura e análise dos dados obtidos, deduz-se que a qualidade da interacção pedagógica poderá depender da aceitação de uma mudança de linguagens, centradas no educere e na unicidade, de forma a possibilitar o autoconhecimento de todos os actores intervenientes neste processo. Supõe-se que a concretização do conjunto de todos estes factores permitirá o despertar de sujeitos autónomos, responsáveis e livres… ABSTRACT: This work is the result of a research-Action/Participated Reflection on the languages which might contribute to a constructive and educational pedagogic interaction. Having this goal in mind, we sought to analyse the cultural heritage based on the fragmentation of the being and the knowledge, setting out to develop the unity. The path that we took has required time for interdisciplinary training, for active participation in several areas either directly or indirectly connected to this research, for watching classes that had been previously tape recorded, for the Actions and for the reflection/writing. After reading and analysing the obtained data, one may deduce that the quality of the pedagogic interaction might depend on the acceptance of a change of languages, centred on the educere and on the unity, in order to enable the self-knowledge of all the actors playing a part in this process. The combination of all these factors will, supposedly, allow the awakening of autonomous, responsible and free individuals.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1125
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DE - Teses de doutoramento

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