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 Proposta de um modelo de avaliação das actividades de ensino Online : um estudo do ensino superior português
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1123

title: Proposta de um modelo de avaliação das actividades de ensino Online : um estudo do ensino superior português
authors: Dias, Ana Jorge Balula Pereira
advisors: Moreira, António
keywords: Ensino multimédia
E-learning
B-learning
Administração do ensino superior
Avaliação da educação
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Neste trabalho apresenta-se um quadro teórico de referência para a avaliação do ensino online, que pretende situar as actividades definidas e desenvolvidas pelos docentes no que respeita às Dimensões da Aprendizagem, da Interacção e da Tecnologia. O referencial teórico que baliza este estudo foi desenvolvido tendo em linha de conta directrizes e orientações nacionais e europeias no que diz respeito ao Ensino Superior (ES), em especial em relação à questão da qualidade do ensino e da integração das tecnologias da informação e da comunicação no currículo. Desta forma, pretendeu-se cumprir um dos objectivos desta investigação, ou seja, contribuir para o desenvolvimento de um quadro conceptual enquadrador do pensamento sobre a avaliação do eLearning no ES e, em particular, das actividades de ensino online. Com base nos pressupostos teóricos definidos, desenvolveram-se dois instrumentos de avaliação que permitem perspectivar as percepções de docentes e de alunos em relação às actividades de ensino desenvolvidas online. No sentido de se definir um público-alvo para testar estes instrumentos, levou-se a cabo um estudo empírico que compreende três fases. A Fase I foi de cariz eminentemente exploratório, uma vez que se inquiriram todos os Estabelecimentos de Ensino Superior (EES) portugueses, com vista a caracterizar o panorama nacional no que releva da utilização de plataformas de eLearning por parte dos EES portugueses, outro objectivo deste trabalho. A Fase II constituiu o momento em que se aplicou pela primeira vez o instrumento de avaliação, apenas dirigido aos docentes, uma vez que universo de respondentes, a considerar-se também os alunos, seria de difícil gestão. Na Fase III seleccionou-se um universo mais reduzido (os quatro cursos de 3.º ciclo ministrados em bLearning em Portugal no ano lectivo de 2009/10), o que permitiu efectivar uma avaliação destes cursos na perspectiva dos docentes e também dos alunos (segundo instrumento de avaliação). Analisados os resultados obtidos nestas três fases, termina-se com a convicção de que se trata de um modelo de avaliação do ensino online passível de ser aplicado ao ES. Isto porque permite não só caracterizar os vários cenários de ensino online através das dimensões de avaliação estabelecidas, como também ter uma percepção bastante clara da forma como as directrizes nacionais e europeias relativas ao ES estão a ser implementadas. Por fim, são feitas propostas para investigação futura, em especial no que se refere à disponibilização online dos instrumentos de avaliação criados e ao desenvolvimento de estudos de investigação-acção que permitam a emergência de eventuais ajustes dos instrumentos e a identificação dos efeitos da sua utilização no aperfeiçoamento das práticas de ensino online.

This work presents a theoretical framework for the evaluation of eTeaching that aims at positioning the online activities designed and developed by the teacher as to the Learning, Interaction and Technology Dimensions. The theoretical research that underlies the study was developed reflecting current thinking on the promotion of quality of teaching and of the integration of information and communication tools into the curriculum in Higher Education (HE), i.e. bearing in mind Portuguese and European orientations on the subject. This way, an answer was sought to be given to one of the aims put forward in this study, namely to contribute towards the development of a conceptual framework to support research on the evaluation of eTeaching in the context of HE. Based on the theoretical assumptions previously defined, two evaluation instruments were developed with the aim of determining the perceptions of teachers and students as to the teaching activities developed online. So as to define a target-public to test these instruments, an empirical study was carried out comprehending three phases. Phase I adopted a predominantly exploratory nature, once all Portuguese Higher Education Institutions (HEI) were surveyed aiming at characterising the national panorama as to their use of eLearning platforms, another objective of the present study. Phase II constituted the moment when the evaluation instrument was first tested, only directed at teachers, given that the universe of respondents, were students to be included, would prove to be difficult to manage. In Phase III a smaller universe was selected (the four 3rd cycle bLearning degrees offered in Portugal in the academic year 2009/10), which allowed evaluating these courses not only from the teachers’, but also from the students’ perspective (second evaluation instrument). After analysing the results of the evaluation carried out in the three phases, we conclude with the belief that this evaluation model can be applied to HE. It is so, not only because it allows the characterisation of the several eTeaching scenarios through the defined evaluation dimensions, but also because it gives us a clear perception of the way the national and European orientations for HE are being implemented. Finally, proposals for future research are put forward, especially as to the online availability of the evaluation instruments here created and tested, and the development of action research studies that may foster the emergence of potential adjustments to the instruments and the identification of the effects of their application to the perfecting of online teaching practices.

101200390
description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1123
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